Logo da CBIC
17/09/2020

Projeto ‘Construindo Boas Práticas’ no Maranhão visita canteiros de obras

Desde a normalização da construção civil no estado do Maranhão, em maio, o projeto ‘Construindo Boas Práticas’ reiniciou suas atividades. Um exemplo da continuidade ao trabalho foi a visita realizada ao canteiro de obras da Canopus Construções, empresa associada ao Sindicato da Construção Civil do Maranhão (Sinduscon-MA), onde foram oferecidos kits de higiene e orientações preventivas contra a Covi-19.

Confira o vídeo da visita:

Uma das principais ações do projeto é a realização de testes rápidos a fim de diagnosticar o estado de saúde dos trabalhadores. “O principal objetivo é monitorar e fazer um raio-x do setor da construção com objetivo de evitar o avanço de casos de contágio por meio de ações de prevenção, nos ambientes de trabalho”, explicou o presidente do Sinduscon-MA, Fábio Nahuz,

Diretor de engenharia da Canopus Construções, Brenno Santiago, ressaltou as medidas desenvolvidas pela construtora desde o início da pandemia. Santiago mencionou a criação de um comitê de crise que coordenou o desenvolvimento de ações como aferição diária de temperatura, higienização dos ambientes, identificação do grupo de risco, divisão de turnos, além de orientações sobre higiene e uso de máscaras. O engenheiro completou afirmando que as ações têm apresentado resultados positivos.

Para o superintendente do Sesi-MA, Diogo Lima, o intuito é garantir aos colaboradores do setor condições de trabalho adequadas. “Estamos em parceira com o Sinduscon-MA buscando levar segurança tanto do ponto de vista sanitário quanto do de segurança no trabalho aos canteiros de obras, possibilitando o retorno às atividades, após o período de lockdown”, afirmou.

Já a Coordenadora de saúde e segurança do trabalho do Sesi-MA, Ana Carolina Bandeira destacou que é importante que as empresas recebam as devidas orientações sobre como assegurar a proteção dos trabalhadores e como agir em casos de funcionários contaminados pela Covid-19.

O ‘Construindo Boas Práticas’ é um projeto realizado pelo Sinduscon-MA, em parceria com a Federação das Indústrias do Maranhão (FIEMA) por meio do Sesi-MA e com apoio do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (Sindcontrucivil). A iniciativa tem por objetivo preservar a saúde de seus trabalhadores por meio de medidas e orientações de prevenção a fim de evitar a disseminação do novo coronavírus.

Essa matéria integra o Mapeamento de Boas Práticas em Responsabilidade Social no setor da construção durante a pandemia do coronavírus e é parte complementar do Projeto ‘Responsabilidade Social e a Valorização do Trabalhador’, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

 

COMPARTILHE!

Agenda CRS

Março, 2024