Logo da CBIC
11/12/2019

Empresa do RJ é premiada ao unir sustentabilidade e ação social

Maior iniciativa de reconhecimento de práticas socialmente responsáveis do segmento da construção no Brasil, o Prêmio CBIC de Responsabilidade Social Edição 2019 foi entregue nesta terça-feira (10), em Brasília. A Riomix, do estado do Rio de Janeiro, foi a grande vencedora na categoria ‘Empresa’, com o programa Emboço Social, que estimula o reaproveitamento dos resíduos das embalagens de argamassa para revestir as paredes de residências de famílias pobres.

De acordo com Rafael Musiello Vieira, coordenador do programa Emboço Social, o viés implementado pela Riomix é focado no meio ambiente e no social. “A partir do reaproveitamento de resíduos é possível beneficiar a população mais carente, dando-lhes a possibilidade de proteger através do emboço suas casas e tornar seus lares mais aconchegantes e saudáveis, incentivando a conservação do meio ambiente”, destacou.

Em média, 50 sacos de 50 quilos de emboço são utilizados no revestimento externo de uma moradia socialmente desfavorecida. Portanto, a cada 5 mil sacos devolvidos, uma família é protegida. “O programa incentiva nossos parceiros comerciais a terem atitudes sustentáveis, e para isso, basta nos ajudar a fechar o círculo da sustentabilidade. A cada 100 sacos recolhidos das obras, um saco de 50 quilos de massa pronta para emboço é doado para comunidades carentes cadastradas no programa”, explica Rafael.

Rafael Musiello Vieira, coordenador do programa Emboço Social

Segundo o coordenador, como incentivo à contrapartida a família agraciada também deve fazer a sua parte, retornando todas as embalagens utilizadas. “Assim, a empresa visa conscientizar e inspirar as pessoas a replicarem ações com foco na cultura sustentável. O programa, portanto, cria a possibilidade de proteger, através do emboço, diversas famílias, além de incentivar a conservação do meio ambiente”, afirma.

Os números do projeto também apresentam uma relevância grande na contribuição com a preservação do meio ambiente. “Em dois anos de projeto, a Riomix já atingiu o expressivo número de 460 mil embalagens recolhidas de seus clientes e 92 famílias protegidas através do revestimento externo. Este número significa que mais de 4.000 caçambas deixaram de ser descartadas em aterros sanitários ou locais inapropriados”, frisou Vieira.

Fortalecer o desenvolvimento de ações sociais na indústria da construção e do mercado imobiliário, bem como identificar e disseminar as melhores práticas de responsabilidade social no setor são os objetivos do Prêmio CBIC de Responsabilidade Social. Os vencedores ganharam a estatueta idealizada pelo artista plástico Omar Moreira, certificado de reconhecimento com a chancela da CBIC e recursos em dinheiro que deverão ser destinados aos projetos vencedores.

A Agência CBIC e o informativo CBIC Hoje+ vão publicar nos próximos dias matérias com os outros vencedores da edição 2019 do Prêmio:

Categoria Seconci – Projeto: Sorrisos que Constroem o Brasil, Seconci Paraná

Categoria Reconhecimento Social – Seconci Florianópolis

A premiação tem interface com o projeto ‘Prêmio CBIC de Responsabilidade Social’ da CBIC em correalização com o Sesi Nacional.

COMPARTILHE!

Agenda CRS

Abril, 2024