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11/10/2022

CRS convida líderes jovens a participarem do curso gratuito “Políticas públicas e relacionamento com o setor público”

Na próxima quinta-feira (13/10), às 19h, a Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) inicia um ciclo de palestras com o tema “políticas públicas e relacionamento com o setor público”. Tendo como foco principal os membros do CBIC Jovem e outros líderes jovens do setor da construção, a capacitação pretende auxiliar os participantes a compreenderem por exemplo, como governos funcionam, como decisões de políticas públicas são tomadas, quais as principais exigências e preocupações dos gestores públicos, bem como a necessidade de transparência e outros requisitos legais.

Além de oferecer uma descrição do processo político e administrativo, a capacitação irá considerar também as tendências existentes, tendo como base novos padrões de governança (ESG) e de transformação digital do Setor Público.

Programa básico:

  • Conceito de Políticas Públicas;
  • Conceitos de Estado (elitismo, corporativismo e pluralismo);
  • Relação entre políticas públicas e administração pública;
  • Tipos de políticas públicas: distributivas, redistributivas, regulatórias e constitutivas;
  • Etapas do ciclo de uma política pública: Formação da Agenda. Formulação da política pública.  Tomada de decisão. Implementação de políticas públicas. Monitoramento de políticas públicas;
  • Políticas públicas e o movimento ESG;
  • Elaboração e execução do orçamento público;
  • Compliance público-privado;
  • Estudo de caso – políticas públicas de habitação.

A compreensão do setor público visa fomentar um ciclo virtuoso com troca de insumos e experiências cujo objetivo final é a construção de uma relação transparente, sustentável, horizontal e de confiança mútua, produzindo capital social, combustível simbólico necessário para a construção de ambientes de cocriação.

O curso é gratuito, mas as vagas são limitadas. Caso algum líder jovem de sua entidade queira participar, ele/ela deverá se inscrever o quanto antes pelo link: https://bit.ly/Capacitação_Políticas_Públicas_CRS_CBIC. As aulas serão virtuais (08 a 10 encontros de 2h, quintas-feiras, 19h). Mais detalhes sobre o curso serão fornecidos na aula inaugural.

Responsáveis técnicos / Professores:

  1. Leonardo Barreto, Doutor em Ciência Política pela Universidade de Brasília com especialização em comportamento eleitoral e institucionais governamentais. Foi professor da Universidade de Brasília, diretor de pesquisas políticas da FSB Comunicações e já atendeu grandes empresas e partidos políticos em serviços de análise política e prospecção de cenários.
  2. Paulo Marques, Doutor e Mestre em Educação pela Universidade de Campinas (UNICAMP) e graduação em Ciências Sociais pela UNICAMP. Possui experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Políticas Públicas e Instituições, atuando principalmente nos seguintes temas: Federalismo, Presidencialismo, Judiciário, Relação Executivo/Legislativo, Estudos sobre Políticas Públicas Sociais e Política Comparada. Foi professor do ensino fundamental e médio, atuando na formação de professores de ensino fundamental e é docente do ensino superior desde 1990 nas disciplinas da área de sociologia, antropologia, metodologia de pesquisa científica e políticas públicas. Ocupa o cargo de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental no Governo Federal desde 2000, após 19 anos no Banco do Brasil. Ocupou diversos cargos de direção no Governo Federal e atualmente é Diretor de Diretoria de Desenvolvimento Profissional da Escola Nacional de Administração Pública–Enap.

Em caso de dúvidas, envie um e-mail para [email protected] / [email protected] e ou ligue para os telefones: (61) 9277-6267 Daniele Barbosa (Apoio) / (61) 99951-9926 Cláudia Rodrigues (Gestora de Responsabilidade Social da CBIC).

O curso tem interface com o projeto “ESG/ASG no Setor da Construção” da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da CBIC, em correalização com o Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

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