Logo da CBIC
21/05/2020

Covid-19: Empresa afere medida corporal dos trabalhadores nos canteiros de obra

Considerada um dos principais vetores da economia do Brasil, a construção civil contribui para geração de emprego e renda, movimentando uma enorme cadeia, desde indústria até comércio e serviços. Mesmo perante o atual cenário, reflexo do novo coronavírus, o setor mantém otimismo para o retorno dos projetos. Enfrentando esse momento e para garantir o funcionamento dos canteiros de obra de maneira segura, a SBS Empreendimentos precisou inovar na maneira de desempenhar processos internos e dar andamento aos projetos. Uma das principais medidas adotadas é a aferição da temperatura corporal dos colaboradores.

Outras medidas de segurança foram tomadas, com investimentos em reeducação para os profissionais, reforçando os procedimentos e normas de higiene na entrada, durante o expediente e até nos intervalos. “Ao chegar, todos os dias, aferimos a temperatura e a equipe de obra assiste um vídeo sobre as novas regras de conduta, que reforçam a limpeza dos instrumentos e equipamentos de proteção individual antes e após cada uso. Estabelecemos turnos e horários alternativos para refeições, chegada e saída dos funcionários. Adicionamos mais espaço entre as mesas do refeitório, aumentamos novos pontos de higienização e álcool em gel, a limpeza de todos os ambientes está sendo feita de maneira mais frequente. Reuniões com mais de 5 pessoas são feitas em locais abetos ou online. Também orientamos a importância de ao chegar em casa e tirar o sapato, trocar roupa e tomar banho para a segurança da família”, detalha Phaena sobre a nova cultura implementada na empresa.

Empresa investiu nos cuidados com higiene de seus colaboradores.

Na contramão do desemprego, SBS Empreendimentos mantém a prudência, confiança e prevê futuro promissor para o setor. “Apesar de ser um momento muito delicado para todos nós, felizmente mantivemos a segurança do nosso corpo de colaboradores. Estamos agindo com extrema cautela e de olho no futuro, apostando na retomada. Com a redução da Taxa Selic, prevemos a abertura de muitas oportunidades para quem deseja financiar seu novo imóvel”, complementa a executiva.

Apesar do momento de crise, para garantir o funcionamento dos canteiros de obra de maneira segura, a SBS Empreendimentos precisou inovar na maneira de desempenhar processos internos e dar andamento aos projetos. “Voltamos o nosso olhar minuciosamente para todos os setores da empresa. Apostamos nos atendimentos online e home office para equipe administrativa, também afastamos as pessoas que são do grupo de risco”, explica Phaena Spengler, executiva da incorporadora.

Essa matéria faz parte do Mapeamento de Boas Práticas em Responsabilidade Social no setor da construção durante a pandemia do coronavírus e é parte integrante do Projeto Responsabilidade Social e a Valorização do Trabalhador, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com Serviço Social a Indústria (Sesi Nacional).

COMPARTILHE!

Agenda CRS

Março, 2024