Logo da CBIC
24/03/2020

Setor manterá atividades e reforçará proteção ao trabalhador, diz CBIC na CNN

A indústria da construção manterá suas atividades e as entidades do setor atuam, em parceria com os sindicatos dos trabalhadores, para reforçar os mecanismos de proteção à segurança e saúde do trabalhador e evitar a transmissão do coronavírus nos canteiros de obra. Setor essencial da economia e o segundo maior empregador do país, a construção civil está mobilizada para levar à sua mão de obra os esclarecimentos e ferramentas necessárias para a prevenção ao Covid-19. “O que nós temos de mais importante é a saúde do nosso trabalhador”, afirmou José Carlos Martins, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) em mesa redonda exibida pela CNN Brasil na noite de segunda-feira, 23.

Também participaram da conversa Luiz França, presidente da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) e Antônio de Sousa Ramalho, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de São Paulo (Sintracon). Os três dirigentes defenderam a continuidade das obras em curso no país como mecanismo para evitar uma deterioração maior da economia e o aumento do desemprego em meio à pandemia. Segundo eles, convenções coletivas estão sendo flexibilizadas e construtoras e incorporadoras reforçarão medidas de segurança e saúde nos canteiros.

 

 

“O esforço é não parar as obras e garantir que os trabalhadores trabalhem com segurança. Nós assinamos um acordo flexibilizando a convenção coletiva. Queremos salvar a economia, mas também salvar vidas”, afirmou o presidente do Sintracon. “O cuidado com a saúde é fundamental, mas é preciso uma porta de saída para quando acabar a epidemia. Precisamos estabelecer um equilíbrio entre a saúde e a economia”, disse o presidente da Abrainc.

A mobilização do setor envolve maior controle do acesso e uma reorientação de rotinas nos canteiros de obras. Entre as medidas de prevenção, as empresas proverão itens de higiene como álcool gel; a higienização de ambientes e equipamentos em menores intervalos de tempo; mudança nos turnos e horários de refeição para evitar aglomerações; e poderão adotar a medição da temperatura dos funcionários antes de adentrarem os canteiros. “O trabalho da construção normalmente se dá em ambiente arejado, nossa maior preocupação é fora da obra, especialmente no transporte coletivo”, informou o presidente da CBIC.

Segundo Martins, as empresas também estão buscando acordos locais para evitar que os trabalhadores usem o transporte coletivo nos horários de pico. “É hora de termos bom senso, boa vontade e carinho com os nossos trabalhadores, com quem temos afinidade e afetividade. É desse grupo que devemos cuidar”.

 

Ação solidária

A indústria da construção também ofereceu ao governo federal apoio no esforço para prevenção da infecção e atendimentos aos pacientes do coronavírus. Segundo o presidente da CBIC, o Serviço Social da Indústria da Construção Civil (Seconci) colocará à disposição todo o seu quadro clínico, com médicos de diversas especialidades em todo o Brasil, para atender no formato de telemedicina. Uma equite técnica da entidade também auxilia o Ministério da Saúde com soluções para o ocupação de estádios e outros equipamentos para ampliar o atendimento a população. “Estive com o ministro Mandetta e levei a ele todo o nosso know how para termos projetos padrão e dar celeridade a isso”, comentou José Carlos Martins.

Segundo Antônio Ramalho, em São Paulo o Seconci-SP vai disponibilizar um lote de 100 mil testes para serem aplicados nos canteiros de obras e comprovar suspeita de contágio pelo coronavírus. A entidade também entregará 5 mil vacinas contra gripe para que os trabalhadores da construção civil sejam atendidos nos canteiros, disse Luís França.

 

COMPARTILHE!
Comissão de Política de Relações Trabalhistas
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.