Logo da CBIC
21/09/2020

Radar Trabalhista: lista suja do trabalho escravo é constitucional

Radar Trabalhista da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) do dia 21 de setembro destaca a constitucionalidade da criação do Cadastro de Empregadores, julgada pelo Supremo Tribunal Federal que tenham submetido trabalhadores à condição análoga à de escravo, a chamada “lista suja do trabalho escravo”.

A decisão, por maioria de votos, foi proferida na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 509, ajuizada pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), na sessão virtual encerrada em 14/9.

Além desse destaque da semana, o Radar Trabalhista CBIC nº 0164 traz uma seleção de decisões publicadas de 14 a 18 de setembro de 2020, por Tribunais Superiores, Executivo, Ministério Público do Trabalho, e Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho e e-Social. Dentre elas, destaque para as 27 sessões de julgamento do Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) convocadas até o dia18 de dezembro.

Entre os temas de destaque pautados pelo presidente da Corte, ministro Luiz Fux, estão a imunidade de jurisdição de Estados estrangeiros por atos de guerra praticados no Brasil, o direito ao esquecimento, a reforma do ensino médio e a validade de normas coletivas de trabalho.

 O informativo integra o projeto ‘Monitoramento de Normativos e Dados de SST/RT – Radar Trabalhista’, realizado pela CBIC, por meio da sua Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT), com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

Confira a galeria com todas as edições do Radar Trabalhista.

COMPARTILHE!
Comissão de Política de Relações Trabalhistas
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.