Logo da CBIC
26/05/2021

Senado Federal aprova projeto que incentiva primeiro emprego  

Em votação simbólica, o Senado Federal aprovou na terça-feira (25/05) o Projeto de Lei (PL) 5.228/2019, que institui a Nova Lei do Primeiro Emprego, modalidade de contrato de trabalho simplificada, menos protegida e menos onerosa às empresas.  O projeto vai agora à análise da Câmara dos Deputados.

De autoria do senador Irajá (PSD-TO), a “Lei Bruno Covas”, em homenagem ao prefeito de São Paulo, falecido em 16/05, visa promover a inserção dos jovens no mercado de trabalho.

A matéria é uma retomada parcial dos temas e medidas legislativas contidas na já revogada Medida Provisória 905/2019, que instituía o “Contrato de Trabalho Verde e Amarelo”.

O PL 5.228/2019 prevê contrato especial destinado exclusivamente a trabalhadores matriculados em cursos de graduação ou de educação profissional e tecnológica que nunca tenham tido emprego com carteira assinada.

A duração desse contrato especial foi estabelecida em 12 meses.

Não haverá incidência de encargos sobre os salários, salvo FGTS e contribuição para o INSS – com alíquotas favorecidas. As alíquotas do INSS serão de:

  • 1% quando o empregador for Microempreendedor Individual, Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte
  • 2% quando o empregador for pessoa jurídica tributada com base no lucro real ou presumido

(Com informações da Agência Senado. Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)

COMPARTILHE!
Comissão de Política de Relações Trabalhistas
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.