Logo da CBIC
11/04/2022

Radar Trabalhista: TST entrega ao Executivo proposta contra assédio no trabalho

O Radar Trabalhista da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) de 04 a 08/04 destaca a defesa de adesão do Brasil a normas internacionais de combate ao assédio e à violência no mundo do trabalho.

A defesa foi entregue ao presidente Jair Bolsonaro pelo presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Emmanoel Pereira, durante encontro no dia 06/04, no Palácio do Planalto, em Brasília.

Na ocasião, foi apresentada moção de apoio aprovada pela corte trabalhista à ratificação do país à Convenção 190 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que traz um conjunto de regras para tornar o ambiente laboral mais saudável.

Além disso, o Radar Trabalhista Cbic nº 0245 traz uma seleção de decisões publicadas por Tribunais Superiores, Executivo, Ministério Público do Trabalho e Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho.

Destaque para questionamento da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e de sete confederações de trabalhadores ajuizado no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a lei que permite retorno de grávidas ao trabalho presencial. Trata-se de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 7134), com pedido de liminar, contra dispositivos da Lei 14.311/2022 que permitem o retorno ao trabalho presencial de empregadas gestantes.

Esta é a segunda ação contra a norma que chega ao Supremo. Na ADI 7103, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee) questiona o retorno das gestantes não vacinadas.

Confira a galeria com todas as edições do Radar Trabalhista.

 

COMPARTILHE!
Comissão de Política de Relações Trabalhistas
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.