Logo da CBIC
14/09/2020

Negociação coletiva segue instrumentos normativos referentes à pandemia

Nenhuma entidade do setor da construção que tem data base em julho firmou instrumentos normativos com previsão de reajustes ou outras questões de relações trabalhistas que não dizem respeito à pandemia da Covid-19. É o que indica o levantamento mensal divulgado nesta segunda-feira (14) no Radar Convenções Coletivas da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio da sua Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT).

A edição de setembro contempla informações sobre as negociações referentes às datas-base de janeiro a agosto de 2020, cujas convenções coletivas ou aditivos tenham sido celebrados até setembro deste ano.

De fevereiro a agosto foram firmados nove instrumentos normativos, sendo um relativo à data-base fevereiro, um a março, três relativos a data-base maio, três da data-base junho e um da data-base agosto. 

Assim, do total de 48 negociações com data base entre janeiro e agosto, foram 25 concluídas, o que significa 52% do total. Dessas, duas possuem prazo de vigência de dois anos (2020-2022) e duas foram firmadas por sindicatos da categoria de obras rodoviárias, pavimentação, terraplanagem, pontes e outras obras de arte, dentro do subsetor de infraestrutura.

O radar também indica aumento no número de negociações coletivas concluídas e traz informações sobre:

Tempo médio de negociações para a celebração dos instrumentos normativos.

  • Negociações por regiões
  • Reajustes salariais
  • Ganho real
  • Reajustes diferenciados por faixa de salário
  • Pisos salariais
  • Principais Benefícios

 

Convenções Coletivas

O Radar Convenções Coletivas utiliza como critério de análise as convenções coletivas firmadas pelo sindicato associado à CBIC, cuja categoria seja a indústria da construção, que estejam disponibilizadas no Sistema Mediador da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho ou no sítio eletrônico da entidade empresarial e, ainda, que tenham como abrangência territorial a cidade sede da entidade.

Radar Convenções Coletivas, de periodicidade mensal, tem por objetivo dar um panorama geral dos principais dados extraídos das convenções coletivas firmadas pelos sindicatos associados à CBIC e está disponível no site da entidade.

O informativo integra o projeto ‘Monitoramento de Normativos e Dados de SST/RT – Radar Trabalhista’, realizado pela CBIC, por meio da sua Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT), com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

COMPARTILHE!