Logo da CBIC
09/11/2021

Cultura de Segurança e Saúde alcança estudantes de Itajaí/SC

O Sindicato da Indústria da Construção Civil dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Sinduscon da Foz do Rio Itajaí), com apoio do Sesi Senai e SPS Segurança e Medicina do Trabalho, reforçou a ação nacional do setor da construção de levar uma mensagem prevencionista aos estudantes de Itajaí, em Santa Catarina, no Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas, dia 08/10.

A iniciativa mais uma vez alcançou o resultado esperado, desta vez nos colégios Salesiano Itajaí e São José, totalizando 178 estudantes.

De acordo com o Sindicato, a ação foi muito bem recebida nos dois colégios, desde o primeiro contato. “É gratificante participarmos de uma ação em âmbito nacional e podermos trazer um pouco a cultura da Segurança e Saúde nas Escolas para esses jovens, sendo de grande valia para o desenvolvimento e cuidado que devem ter desde cedo”, avalia a organização, ressaltando que houve interação dos alunos, com diversas perguntas.

No colégio Salesiano Itajaí, a ação contou com o apoio do diretor institucional padre Assis Moser, e do coordenador pedagógico, Enio Bernardo Schmitz, e alcançou cinco turmas do 8º ano do Ensino Fundamental II, totalizando 153 alunos.

Foram realizadas cinco palestras em sala de aula, com duração de 50 minutos, cada. Elas tiveram início às 7h30 e término às 11h50.

Já no Colégio São José, a ação contou com apoio de Leodi Amália Bolzan e da coordenadora pedagógica dos Anos Finais e Ensino Médio, Nedriane Scaratti Moreira.

Realizada das 11h às 11h50, a iniciativa foi dedicada a uma turma do 1º ano do Ensino Médio, atingindo 25 alunos.

Estudantes avaliam positivamente a ação

Colégio Salesiano Itajaí

“Muito boa, muito informativa e necessária para todos”, frisou o estudante Lorenzo Wolff. “Muito boa e interessante para o conhecimento do aluno”, disse Leonardo Wegner. “A palestra foi bem objetiva, esclarecedora e com exemplos significativos. Acredito que os alunos tenham atentado aos perigos que podem correr as pessoas que estão expostas à tal situação”, enfatizou Débora Offemann Gonçalves, do 8º D.

Colégio São José

“Essa palestra abriu minha mente, aprendemos que a segurança vem em primeiro lugar”, mencionou o estudante Richard Eduardo. F. Martins, do 1º ano do Ensino Médio.

“Palestra sobre a segurança pessoal e apresentação dos EPIs foi de grande valia aos alunos, pois esses conhecimentos adquiridos em sala, os educandos além de ser diferente ou até ser a primeira vez em contato com tais equipamentos. A importância da apresentação em aula é a inspiração que talvez levem para sua futura profissão”, ressaltou o professor do Ensino Médio, Leandro Luis Tenconi.

De iniciativa da Comissão de Políticas de Relações Trabalhistas (CPRT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), a Semana CANPAT contou com a participação de vários estados da federação, por meio das entidades associadas a CBIC, Seconcis e Sesis locais.

Todos os painéis realizados de 4 a 7/10 estão disponíveis no
canal
oficial da CBIC no YouTube. Assista! 

A ação tem interface com o projeto “Realização/Participação de/em Eventos Temáticos de RT/SST” da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) com correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

COMPARTILHE!