Logo da CBIC
16/08/2022

CPRT anuncia o evento “Panorama Trabalhista 2022 – Temas de Impacto na Indústria da Construção”

A Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) anunciou a realização do evento “Panorama Trabalhista 2022 – Temas de Impacto na Indústria da Construção”, que acontecerá dia 27 de setembro, em Curitiba, na sede do Sinduscon-PR. O evento também será híbrido. Autoridades e especialistas apresentarão temas trabalhistas de interesse do setor. A programação completa e mais detalhes serão informados em breve. O anúncio foi realizado nesta terça-feira (16), durante reunião da Comissão.

Reunião CPRT | Grupos de Intercâmbio (GI)
O primeiro tema abordado foram os Grupos de Intercâmbio (GI) da CPRT. Os coordenadores dos GIs fizeram um balanço das ações feitas até o momento. O presidente da CPRT/CBIC, Fernando Guedes, coordena o GI de Convenções Coletivas, e explicou que os trabalhos estão reduzidos, pois 75% das convenções são firmadas no primeiro semestre e a maioria dos sindicatos da construção tem data base em maio.

O GI Gestão de Pessoas, coordenado por Carla Passos, gerente de Sistema de Gestão Integrada (SGI), RH e ADM da Gráfico Empreendimentos, tem reunião prevista para a primeira semana de setembro. Na ocasião, haverá um debate sobre como trazer profissionais para a construção e como retê-los.

A coordenadora do GI de Legislação Trabalhista, Flávia Mendes (Sinduscon-PR), mencionou a definição de temas e especialistas que produzem o informativo mensal do ‘Panorama Trabalhista’. Além disso, Flávia comentou mais detalhes sobre o evento “Panorama Trabalhista 2022 – Temas de Impacto na Indústria da Construção”. Sobre o assunto, Guedes afirmou que temas como segurança do trabalho e alterações na legislação trabalhista estarão na pauta.

No GI de SST, o coordenador Haruo Ishikawa, disse que o grupo é mais atuante e robusto por conta da temática da comissão. Segundo ele, é importante socializar a informação para auxiliar o entendimento da sociedade brasileira. O grupo ainda relembrou a realização do evento eSocial e comentou a realização da primeira fase do estudo de análise econômica com pesquisa junto aos trabalhadores do setor.

Semana CANPAT Construção 2022 e Dia Nacional de SST nas Escolas – Indústria da Construção
Após os relatos dos coordenadores dos GIs, Guedes falou sobre a Semana CANPAT Construção 2022, que acontecerá de 3 a 7 de outubro. O evento é realizado em todo o país e as entidades podem realizar ações e eventos locais. “É importante que pensem em eventos regionais nesse período para que possam compor a Semana CANPAT Construção. Afinal, o setor da construção civil só tem a agregar para a economia e para a sociedade brasileira”, disse.

A ação do ‘Dia Nacional de SST nas Escolas – Indústria da Construção’, que faz parte da Semana CANPAT Construção 2022, também foi destaque na reunião. O objetivo da ação, que acontecerá no dia 7 de outubro, é atuar na conscientização dos estudantes brasileiros – futuros empreendedores e trabalhadores do país. Guedes reforçou a importância do engajamento das entidades do setor na realização de ações nas escolas.

SESI Facilita
Os especialistas de Desenvolvimento Industrial do SESI, Dernival Neto, e Juliana Ferreira Santos, apresentaram o SESI Facilita – software para gestão de riscos de empresas em atendimento à NR 1, que permite a emissão de Declaração de Ausência de Riscos. A ferramenta, destinada para micro e pequenos empresários, foi desenvolvida por engenheiros de segurança do trabalho com experiência em avaliação de riscos ocupacionais e conta com apoio de inteligência artificial. Além disso, o acesso é online e gratuito.

Norma Regulamentadora Nº 04
Já o consultor da CBIC, Clovis Queiroz, apresentou os principais pontos e alterações da nova Norma Regulamentadora Nº 04 – Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho, publicada na última sexta-feira (12), no Diário Oficial da União (DOU).

Queiroz explicou que houve uma forma de participação social inédita no âmbito do processo de normatização de SST e do Ministério do Trabalho e Previdência.

O tema da reunião tem interface com o projeto “Realização/Participação de/em Eventos Temáticos de RT/SST”, da Comissão de Políticas e Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

COMPARTILHE!
Comissão de Política de Relações Trabalhistas
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.