Logo da CBIC
09/09/2020

NR-01 institui requisitos do Gerenciamento de Riscos Ocupacionais

A fim de auxiliar os empresários e os profissionais da construção civil e do mercado imobiliário sobre as principais alterações realizadas nas Normas Regulamentadoras (NRs) já publicadas e seus impactos no setor, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) tem feito uma série de divulgação nas redes sociais, dentre elas sobre a NR-01, que define as diretrizes e os requisitos para o gerenciamento de riscos ocupacionais e entra em vigor em março de 2021.

Ao estabelecer os direitos e deveres do empregador e do trabalhador, a mencionada norma institui as disposições gerais, o campo de aplicação, os termos e as definições comuns em todas as NRs relativas à Segurança e Saúde no Trabalho (SST) e as medidas de prevenção em SST.

Esse gerenciamento de riscos ocupacionais deverá constituir um Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), elaborado e implantado sob responsabilidade das organizações, que substituirá o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). Também deverá ser constituído um processo de avaliação e controle dos riscos laborais a níveis aceitáveis, incluindo a abrangência para todos os riscos (físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes), contemplando todas as normas regulamentadoras.

O não atendimento às disposições legais e regulamentares sobre SST resultará na aplicação das penalidades previstas na legislação pertinente, por isso a importância do conhecimento das atualizações realizadas até o momento.

A divulgação soma esforços ao e-book ‘As novas NRs e a Indústria da Construção’ da CBIC, em correalização com o Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

“A ideia é oferecer ao empresário do setor da construção e ao profissional das áreas de Engenharia de campo e de Segurança do Trabalho uma publicação que, de forma didática, direta e objetiva, informe sobre as principais alterações realizadas nas normas regulamentadoras que já foram publicadas e seus impactos na construção civil”, aponta o presidente da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, Fernando Guedes Ferreira Filho.

Acompanhe quinzenalmente a campanha realizada pela CBIC, em correalização com o Sesi, nas redes sociais da entidade. A iniciativa integra o projeto ‘Elaboração e Divulgação de Material(is) Orientativo(s) sobre as Atualizações das Regras Trabalhistas e/ou de Segurança e Saúde no Trabalho, para a Indústria da Construção’, desenvolvido pela CBIC com o Sesi-DN.

COMPARTILHE!
Comissão de Política de Relações Trabalhistas
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.