Logo da CBIC
07/12/2017

Nova legislação trabalhista dá mais poder aos sindicatos

O papel das entidades sindicais será reforçado com a nova Legislação Trabalhista. A afirmação é do advogado Fernando Guedes Ferreira Filho, presidente da Comissão de Política de Relações Trabalhistas da Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CPRT/CBIC). Ele esteve à frente da palestra “A Reforma Trabalhista e os impactos na Construção Civil”, que aconteceu hoje (07/12) pela manhã em Londrina, na sede do Sinduscon Paraná Norte. A disseminação do tema, que conta com a correalização do Sesi Nacional, teve ainda um debatedor convidado, o advogado Marcelo Valduga, assessor jurídico do Sinduscon e do Seconci Paraná Norte.

Para Fernando Guedes, “a cláusula do Negociado sobre o Legislado fortalece a posição do Sinduscon em relação ao mercado porque a Convenção Coletiva ganha uma dimensão que ela nunca teve: suas disposições vão prevalecer inclusive sobre a lei”. Segundo ele, a nova legislação superdimensiona a importância de ambos os sindicatos, tanto o patronal quanto o laboral. “Todas aquelas condições que podem ser aplicáveis e benéficas para o setor poderão ser negociadas. Então o Sinduscon, reunindo as empresas de construção e do mercado imobiliário que conhecem o setor, terá oportunidade de negociar com o sindicato dos trabalhadores aquilo que for melhor para ambos”, observa.

O advogado ressaltou que a legislação traz muitas oportunidades não apenas para o empresário e o trabalhador, mas para a economia como um todo. “Facilita a negociação direta, diminui o litígio e dá segurança jurídica em várias questões que hoje o empresário não tem; e ele precisa de confiança e de segurança jurídica para empreender”. Na palestra, o especialista discorreu sobre todos os pontos da nova lei que afetam especificamente o setor da construção civil: E-Social, alterações da jornada de trabalho, férias, terceirização, autônomos e outros assuntos pertinentes. Para ter acesso à integra da apresentação, clique aqui.

COMPARTILHE!
Comissão de Política de Relações Trabalhistas
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.