Logo da CBIC
13/10/2021

Seconci e Sinduscon levam conceitos de prevenção para as escolas do Rio

“O evento foi muito instrutivo, de grande importância para nós, alunos”. Essa foi a afirmação da aluna Giovanna Barcellos, do 9º ano do Centro Educacional Mar Azul, em Rocha Miranda, após participar das atividades do Dia Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho nas Escolas, promovidas pelo Serviço Social da Indústria da Construção do Rio de Janeiro (Seconci-Rio), na última sexta-feira (08), dentro da programação da Semana CANPAT 2021. O objetivo da iniciativa era levar uma mensagem de prevenção aos futuros trabalhadores, de forma lúdica e interativa.

A dinâmica das ações aconteceu em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio de Janeiro (Sinduscon-Rio) e três escolas receberam representantes das duas entidades para um dia de jogos educativos e informação sobre prevenção de acidentes. Ao todo, 256 alunos participaram das atividades, divididos pelas 15 turmas de 5º ao 9º ano, das escolas selecionadas.

No Colégio Santa Teresa de Jesus, localizado na Tijuca, o superintendente do Seconci-Rio, Lysio Séllos, conduziu a ação, apresentando a proposta da CANPAT e falando um pouco sobre a carreira na construção civil, inclusive presenteando, com um capacete de obra, dois alunos que se mostraram interessados em seguir carreira nesta área. Além disso, reforçando o objetivo da campanha, alertou os estudantes sobre os cuidados que devem ser tomados não só no ambiente de trabalho, mas também no dia a dia, incluindo orientações sobre os protocolos de segurança contra a Covid-19. Para fechar, realizou um jogo de perguntas e respostas com foco em saúde e segurança.

Já no Centro Educacional Mar Azul, os responsáveis pelas atividades foram a analista de educação e o técnico em segurança do trabalho do Seconci-Rio, Isabella Machado e Leonardo Marins, que começaram com uma dinâmica de alongamento, para depois abordarem o tema SST, com um quiz realizado entre grupos de alunos, que tiveram que ser rápidos e certeiros ao responderem perguntas sobre segurança no trabalho, nas escolas, no lar e sobre a Covid-19. Ao final, todos ganharam de brinde um kit contendo uma revista “Ganha Tempo”, elaborada pelo Seconci, com atividades de viés prevencionista, mais um informativo sobre o Coronavírus e um frasco de álcool em gel.

 

Alunos participam de um jogo de perguntas e respostas sobre SST

Do Sinduscon-Rio, a assessora ambiental do Sinduscon-Rio, Juliana Lopes, foi quem dinamizou os jogos educativos, no Colégio Imaculado Coração de Maria, no Méier. Além de explicar sobre os princípios e boas práticas relacionadas à prevenção de acidentes, ela coordenou a “Corrida de Segurança”, onde os alunos tinham que responder a perguntas sobre SST para chegar primeiro na linha de chegada. A ação foi realizada com alunos do 5º ao 9º ano.

Juliana Lopes, do Sinduscon-Rio, conduziu as atividades no Méier

A Semana CANPAT é uma iniciativa da Comissão de Políticas de Relações Trabalhistas (CPRT), da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com a participação de vários estados da federação, por meio das entidades associadas a CBIC, Seconcis e Sesis locais. Todos os painéis estão disponíveis no canal oficial da CBIC no YouTube. Assista! 

A ação do  Dia Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho nas Escolas foi realizada em vários estados da federação pelas entidades associadas à CBIC, Seconcis e Sesis locais.

A iniciativa tem interface com o projeto “Realização/Participação de/em Eventos Temáticos de RT/SST” da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) com correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

COMPARTILHE!