Logo da CBIC
17/10/2022

Saiba como foi o Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas no Paraná e em João Pessoa

No dia 7 de outubro, o Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas | Indústria da Construção encerrou as atividades da Semana CANPAT Construção 2022, promovida pela Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Paraná (PR) e João Pessoa (PB) participaram com ações presenciais em escolas públicas.

Paraná
No Paraná, o Colégio SESI de Campo Mourão recebeu a ação realizada em parceria com o Sinduscon Paraná, o Sinduscon Paraná Noroeste e o Sinduscon Paraná Norte. A palestra contou com a participação dos alunos do 1º e 2º ano. De acordo com os participantes, os estudantes relataram acidentes que aconteceram com familiares e conhecidos por não estarem usando os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários e todos tiveram momentos de reflexão.

Para o professor de Filosofia, Clauber, a oportunidade foi positiva. “Sensacional a palestra! Nossos alunos precisam e necessitam desses momentos para se informarem e se instruírem sobre a rotina de um trabalhador e do nosso próprio dia a dia, que erramos em muitos atos diários. Por exemplo, usar o celular atravessando a rua”, mencionou.

A aluna do 2º ano, Maria Eduarda, relatou a experiência como “super produtiva”. “A palestra nos trouxe mais informações sobre o dia a dia dos trabalhadores e a importância de usar os EPIs necessários, além de cuidar físico e psicológico”, disse.

João Pessoa
Em João Pessoa, a ação foi realizada na Escola SESI PB em parceria com o Sinduscon-JP. A manhã começou com uma palestra ministrada pelo engenheiro de Segurança do Trabalho do Sinduscon-JP, Daniel Cordeiro, e pelo técnico de Segurança do Trabalho do CAT JURC, Thales Ferreira. A apresentação abordou os perigos que estão ao nosso redor como: choque elétrico, quedas, acidentes na escola e no trabalho.

Na sequência foi apresentado um espetáculo da Cia Paraíba de Dramas e Comédias, que, com muita criatividade, fez os alunos refletirem sobre a temática, arrancando lágrimas e risos da plateia composta por mais de 100 estudantes do ensino médio e profissionais do SESI.

Para a coordenadora pedagógica da unidade da escola SESI da unidade de Bayeux, Débora Sales, o evento é uma iniciativa importante. “Ações como essa ajudam a disseminar conhecimento sobre segurança no trabalho e a proteger a vida”, afirmou.

O tema tem interface com o projeto “Realização/Participação de/em Eventos Temáticos de RT/SST”, da Comissão de Políticas de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi).

COMPARTILHE!