Logo da CBIC
18/05/2020

Saem primeiros resultados sobre prevenção à Covid-19 nos canteiros  

Os primeiros resultados da Pesquisa ‘Conhecendo as Ações das Construtoras Paulistas no Combate à Covid-19’ mostram a assertividade das empresas na prevenção à doença nos canteiros de obras. Realizada pelo Sindicato da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) e Serviço Social da Construção do Estado de São Paulo (Seconci-SP), a enquete é permanente.

Nesta primeira rodada, foram obtidas respostas de empresas que totalizam 6.585 empregos diretos e terceirizados, de 1 a 12 de maio. Respostas de mais construtoras estão chegando, e deverão compor os resultados da próxima rodada.

Das empresas pesquisadas, apenas cerca de 1% dos trabalhadores haviam sido afastados por suspeita de Covid-19, e 0,37% tiveram confirmação de terem contraído a doença provocada pela contaminação do novo coronavírus.

As construtoras relataram, no período, a existência de 202 obras em andamento e sete paradas, e que 98% do pessoal se encontrava ativo. Havia 63 casos suspeitos de contaminação e 25 confirmados. Somente quatro trabalhadores estavam internados, três dos quais com Covid-19 confirmada, e nenhum óbito se registrara.

De acordo com os presidentes Odair Senra, do SindusCon-SP, e Haruo Ishikawa, do Seconci-SP, a pesquisa demonstrou cabalmente a efetividade das medidas de prevenção adotadas para combater a Covid-19 nos canteiros de obras. Eles destacaram que, quanto mais construtoras responderem, mais o setor poderá acompanhar a evolução dos casos e adotar novas ações das entidades.

A pesquisa mostrou que todas as empresas pesquisadas haviam adotado medidas preventivas nos canteiros de obras:

  • Medição de temperatura;
  • Higienização das mãos;
  • Orientações diárias sobre os cuidados preventivos;
  • Higienização e demarcação em áreas de vivência;
  • Horários escalonados para entrada, saída e refeições;
  • Fornecimento de máscaras para o transporte
  • Limpeza de equipamentos e ferramentas

Além disso, 93% das construtoras orientavam sobre a limpeza dos Equipamentos de Proteção Individual e distribuíam informativos eletrônicos de orientação; 87% forneciam máscaras para utilização na obra e divulgavam aos trabalhadores os cartazes e vídeos do SindusCon-SP e do Seconci-SP, e 80% haviam fixado informativos nos locais de circulação.

A iniciativa integra o Mapeamento de Boas Práticas em Responsabilidade Social no setor da construção durante a pandemia do coronavírus e é parte integrante do ‘Projeto Responsabilidade Social e a Valorização do Trabalhador’, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com Serviço Social a Indústria (Sesi Nacional).

(Com informações do Seconci-SP)

COMPARTILHE!
Comissão de Política de Relações Trabalhistas
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.