Logo da CBIC
20/04/2020

Radar Trabalhista: Contribuições ao Sistema S é objeto de ação no STF

Radar Trabalhista da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) do dia 20 destaca o questionamento realizado pelo Partido Solidariedade ao Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a Medida Provisória (MP) 932/2020, que reduz por cerca de três meses as alíquotas de contribuição aos serviços sociais autônomos (Sistema S) e eleva para 7% do valor arrecadado o repasse à Receita Federal, como retribuição pelos serviços de recolhimento.

A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6378 foi distribuída por prevenção ao ministro Ricardo Lewandowski, relator de outra ação sobre o mesmo tema. Ele aplicou ao caso o rito abreviado previsto no artigo 12 da Lei das ADIs (9.868/99), que permite o julgamento diretamente no mérito, dispen­sando-se a análise de liminar.

Além desse destaque da semana, o Radar Trabalhista CBIC nº 0142 traz uma seleção de decisões publicadas de 13 a 17 de abril de 2020, por Tribunais Superiores, Executivo, Ministério Público do Trabalho, Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho e e-Social, como a distribuição da Ação Direta de Inconsti­tucionalidade (ADI) 6379 ao ministro Gilmar Mendes, relator da ADI 6371. A ADI 6379 pede, em razão da pandemia do coronavírus, liberação imediata e prioritária de até R$ 6.220 do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para pessoas que recebam até dois salários mínimos e para maiores de 60 anos, gestantes e portadores de doenças crônicas.

Assim como a chegada de mais três Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) que chegaram ao Supremo Tribunal Federal STF que questionam a validade da Medida Provisória (MP) 927/2020, que flexibiliza a legislação trabalhista durante o estado de calamidade pública decorrente da pandemia do novo coronavírus. As ações foram ajuizadas pela Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho – ANPT (ADI 6375), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade – oontratuh (ADI 6377), Confederação Nacional dos Tra­balhadores em Saúde (CNTS) e Federação Nacional dos Enfermeiros – FNE (ADI 6380). Todas elas foram distribuídas, por prevenção, ao ministro Marco Aurélio, relator de outras ações sobre a mesma matéria.

Confira a galeria com todas as edições do Radar Trabalhista.

COMPARTILHE!
Comissão de Política de Relações Trabalhistas
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.