Logo da CBIC
31/05/2021

Radar Trabalhista chega à edição nº 200 com informações que impactam o dia a dia em relações trabalhistas e SST

O Radar Trabalhista da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) alcançou a edição de nº 200. Desde fevereiro de 2018, empresários e profissionais da indústria da construção recebem semanalmente a compilação das principais notícias trabalhistas e de saúde e segurança no trabalho, incluindo a legislação e os atos administrativos editados, a jurisprudência atualizada e dados estatísticos sobre a fiscalização.

“É a CBIC cumprindo seu papel ao oferecer ao empresário do setor um veículo completo e que permite conhecer, em tempo oportuno e de forma eficaz, o que impacta o seu dia a dia em relações trabalhistas e segurança no trabalho”, afirma o presidente da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, Fernando Guedes Ferreira Filho.

A edição, de 24 a 28/05, destaca que o Brasil segue recuperação e gera mais de 120 mil empregos formais em abril. O emprego celetista no Brasil apresentou crescimento em abril de 2021 com um saldo de 120.935 postos de trabalho formais no Brasil. O resultado mostra que o país segue em recuperação econômica mesmo com o pico de casos de Covid de 2021.

Os números são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged). Em abril de 2020, no pior mês da pandemia para o emprego no Brasil, o saldo havia ficado em -860.503 (sem ajustes). O setor de Serviços foi o grande destaque, com a geração de 57.610 novos postos de trabalho formais, seguido da Construção, com 22.224.

Além desse destaque semanal, o Radar Trabalhista CBIC nº 0200 traz uma seleção de decisões publicadas por Tribunais Superiores, Executivo, Ministério Público do Trabalho e Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho.

A Quarta Turma do Tribunal Superior do Trabalho rejeitou recurso da Produtos Alimentícios Arapongas S.A. (Prodasa), de Arapongas (PR), contra sua condenação ao pagamento do adicional de periculosidade a um eletricista que trabalhava em situação de risco sem os devidos equipamentos de segurança. A decisão segue o entendimento do TST de que a parcela é devida, também, aos empregados que não trabalham em sistema elétrico de potência, desde que a atividade seja exercida com equipamentos e instalações elétricas similares.

O informativo integra o projeto “Monitoramento de Normativos e Dados de SST/RT – Radar Trabalhista”, realizado pela CBIC, por meio da sua Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT), com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

Confira a galeria com todas as edições do Radar Trabalhista.

COMPARTILHE!
Comissão de Política de Relações Trabalhistas
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.