Logo da CBIC
04/10/2021

Ministro do Trabalho reforça parceria com a CBIC para servir bem ao Brasil

A indústria da construção é responsável pela geração de 2,4 milhões de empregos formais no país, segundo dados do Caged. Ciente de que não basta apenas gerar empregos, mas garantir saúde e ambientes saudáveis e seguros a todos esses trabalhadores, foi lançada nesta segunda-feira (04/10), com as presenças do ministro do Trabalho e Previdência, Onyz Lorenzoni, e do presidente da Câmara Brasileia da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, a Semana CANPAT Construção 2021.

Conduzido pela jornalista Viviane Costa, o evento também contou com as participações do coordenador geral de Segurança e Saúde no Trabalho do referido Ministério, Marcelo Naegele, e do presidente da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, Fernando Guedes Ferreira Filho.

Ao ressaltar a importância da parceria entre o setor patronal, laboral e o governo, o presidente da CBIC, José Carlos Martins, destacou que o trabalhador é o principal parceiro da construção civil e que isso ficou muito claro na pandemia da Covid-19. “Graças ao governo e ao decreto que considerou a indústria da construção como atividade essencial, e com os protocolos de segurança sanitária, pudemos protegê-los para que eles continuassem trabalhando”, frisou Martins.

Ao ministro Onyx Lorenzoni, o presidente da CBIC enfatizou que a Pasta virou o Ministério do Trabalho e não do Destrabalho, como foi ao longo de muitos anos. “É o Ministério que procura, junto com quem gera trabalho, emprego para todas as pessoas”, salientou.

“O governo é parceiro de quem produz e gera emprego”, disse o ministro, citando a revogação de mais de 5 mil normas diferentes no país para simplificar a vida de quem empreende no Brasil, reduzindo a burocracia.

Martins também comentou sobre o “bom problema” que a pesquisa junto às empresas do setor da construção está detectando, que é a falta de mão de obra qualificada no país. Como solução, o dirigente sugeriu uma capacitação dos profissionais via Senai, com ajuste dos horários dos cursos pelo MEC.

CANPAT: informação, conscientização e educação 

O ministro Onyx Lorenzoni ressaltou a importância da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CANPAT), que lida com elementos essenciais: informação, conscientização e educação. “Não tenho dúvidas sobre o esforço do governo nessa campanha em parceria com a CBIC, que tem o objetivo fundamental que é cuidar bem da vida das pessoas que fazem parte dessa cadeia, que é vital”.

“Não há nenhum obstáculo para que a CBIC e o Ministério trabalhem de forma cooperada, de mãos dadas, porque o nosso compromisso é o mesmo: servir bem ao Brasil”, disse, salientando que as portas estão abertas para a entidade e que todas as sugestões são bem-vindas.

O presidente da CPRT, Fernando Guedes, evidenciou a forte atuação do setor organizado da construção civil em segurança e saúde no trabalho. “O nosso setor é reconhecido por conseguir implementar políticas efetivas de redução de acidentes dentro dos canteiros de obras, mas temos desafios em razão da grande heterogeneidade do setor”.

Guedes reforçou que a informação é um dos maiores instrumentos para ajudar na melhoria do trabalho de gestão de SST e que a CANPAT Construção faz parte desse processo de disseminação da informação, resultado do apoio dos líderes do setor da construção, do setor laboral e da abertura do diálogo com a fiscalização do trabalho, que é um novo momento para abraçar, para, de fato, reduzir o número de acidentes e tornar o nosso ambiente de trabalho mais seguro, saudável e, por consequência, mais produtivo”.

Semana CANPAT Construção

Pioneira, a Semana CANPAT Construção será realizada de forma online até sexta-feira (08/10), com painéis técnicos abordando temas relevantes para o setor, como as novas Normas Regulamentadoras, que entrarão em vigor no início de 2022, especialmente a NR-18, que trata da Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção e o Programa de Gerenciamento de Risco (PGR).

Além disso, será estimulado o diálogo setorial levantando discussões sobre as principais causas de acidentes de trabalho e as ações de combate à informalidade na indústria da construção.

Desde 2017, a CBIC promove a CANPAT Construção, em conjunto com os principais atores da Segurança e Saúde no Trabalho: o Serviço Social da Indústria (Sesi), os Serviços Sociais da Indústria da Construção (Seconcis) e a Inspeção do Trabalho.

A ação já alcançou mais de 30 mil trabalhadores, empresários e líderes do setor e já está consolidada como símbolo da segurança e saúde no trabalho na indústria da construção.

O propósito do setor é fortalecer o diálogo para estimular e promover uma cultura efetiva de prevenção de acidentes, estreitar o relacionamento entre o setor produtivo e a fiscalização, além de gerar uma grande mobilização nacional com os representantes empresariais e de trabalhadores.

No âmbito da Semana CANPAT Construção 2021, a Indústria da Construção também mobilizará todo o setor, no dia 8/10, para o Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas. O objetivo é fomentar a iniciativa junto à sociedade, levando uma mensagem de prevenção aos estudantes, demonstrando a necessidade da preocupação e cuidados com a segurança, não só em relação às atividades escolares, mas no dia a dia.

A iniciativa contará com o apoio dos sinduscons e associações da construção de todo o país, SESIs e Seconcis. A ideia é plantar uma semente de cidadania voltada à prevenção de acidentes junto aos estudantes brasileiros. Uma semente que vai acompanhar esses alunos durante toda a vida, seja nas escolas, em casa, nas ruas e, futuramente, no trabalho, como empreendedores ou trabalhadores.

“Várias cidades já se organizaram e levaremos a nossa mensagem prevencionista Brasil a fora. É um orgulho do setor participar desse movimento”, frisou o presidente da CPRT/CBIC.

Ação atingirá milhares de trabalhadores

Representando o subsecretário de Inspeção do Trabalho, Romulo Machado e Silva, Marcelo Naegele ressaltou a importância de a ação começar pelos adolescentes, alunos do 9º ano do Ensino Fundamenta II nas escolas. “Esses alunos serão os trabalhadores no futuro”, disse.

Confira a programação da Semana CANPAT Construção 2021:

Não conseguiu assistir? Acesse já e esteja por dentro de todas as ações da Semana CANPAT Construção.

COMPARTILHE!