Logo da CBIC
10/02/2020

Governo e construção lançam nova norma e vão combater informalidade

A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (SEPT/ME) e a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) lançaram nesta segunda-feira (10), em São Paulo, a nova Norma Regulamentadora 18 (NR 18), que passou por amplo processo de revisão por representantes dos trabalhadores, empresários e governo. Durante o evento, correalizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional), a CBIC e a SEPT/ME assinaram um acordo de cooperação em combate à informalidade na construção civil. O evento foi transmitido em tempo real.

“A NR 18 é uma das normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho mais importantes no País. Também era uma das mais extensas e muito burocrática, prejudicava os investimentos no setor e ampliava a insegurança jurídica, o que termina afetando a geração de empregos”, afirmou o secretário do Trabalho da SEPT/ME, Bruno Dalcolmo.

Para o presidente da CBIC, José Carlos Martins, “a nova NR 18 passa a dizer o que deve ser feito e não como deve ser feito, ou seja, a responsabilidade é do construtor, a responsabilidade é das pessoas que vão cuidar da saúde e segurança no trabalho. Então por isso nós estamos muito felizes hoje, com a nova NR 18, que é um marco para o trabalhador brasileiro”, informou Martins.

Após a publicação da nova NR 18 no Diário Oficial da União (DOU), o setor terá um ano para se adaptar às mudanças, a partir da data de publicação. A NR 18 estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização para implementação e controle de medidas de segurança na indústria da construção civil.

Além de abordar questões próprias e específicas da atividade da construção civil, como escavações, demolições, soldagem, corte, telhados, entre muitos outros, a NR 18 ainda descreve as instruções para outras situações relacionadas ao canteiro de obras, como os alojamentos e áreas de vivência para os trabalhadores, proteção contra incêndios, entre outros.

Confira o livreto que a CBIC desenvolveu sobre a nova NR 18.

 

Combate à informalidade na construção

A CBIC e a SEPT/ME assinaram um acordo de cooperação em busca de aumentar o grau de formalidade do setor. “Hoje nós temos 62% dos ocupados na construção civil que não recolhem a previdência, ou seja, são informais. Isso é um crime contra o trabalhador brasileiro e a CBIC, junto com todos os construtores que querem o melhor para o Brasil insistem: nós temos que combater essa chaga”, afirmou Martins.

Segundo Dalcomo, o governo não vai descansar enquanto não reduzir ainda mais as taxas de acidentalidade e a informalidade no Brasil. “É por isso que também firmamos com a classe patronal da construção civil um acordo que é exatamente para poder: de um lado combater a informalidade e de outro reduzir o número de acidentes e adoecimentos na construção civil no Brasil. Com essas duas variáveis – uma norma mais simples, mais objetiva, que permite uma maior fiscalização por parte do Estado e uma maior observação das questões de redução de acidentes -, entendemos que teremos um setor da construção civil mais saudável e de acordo com o crescimento do país”, destacou o secretário.

Promovida pela CBIC e pelo Sesi Nacional, na sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Industrias da Construção Civil de São Paulo (Sintracon-SP), a solenidade contou com a presença de 300 trabalhadores da construção civil, empresários, dirigentes de entidades de classe e profissionais de promoção e fiscalização em segurança e saúde do trabalho. Confira a galeria de fotos do evento.

 

Programa Obra Certa

José Carlos Martins também informou que a CBIC vai trabalhar com uma forma de disseminar nas empresas a melhor maneira de se implementar procedimentos de Gestão Moderna de Segurança e Saúde no Trabalho (SST), alinhada com o espírito da revisão das Normas Regulamentadoras, em especial a NR setorial 18 para a Construção. “Precisamos considerar que a nova NR 18 deixou de ser uma norma de aplicação e fortaleceu os requisitos para a gestão da segurança, vinculando a necessidade da identificação de perigos e avaliação de riscos, e impondo mais responsabilidade aos profissionais legalmente habilitados”, justificou.

Desta forma, Martins anunciou que a CBIC está desenvolvendo o Programa de Gestão de Segurança e Saúde nos Canteiros de Obra – Obra Certa, em correalização como Sesi Nacional, que será colocado à disposição de toda a sociedade da construção. “A nossa missão é colaborar com as empresas, apoiando e ajudando a compreender a nova Norma, as exigências, as necessidades para o seu cumprimento e reforçar diuturnamente a importância da Gestão eficiente de SST para não ocorrer acidentes e para garantir a segurança, a saúde e o bem estar dos nossos trabalhadores. Os Seconcis [Serviço Social da Construção], juntamente com os diretórios do Sesi, serão grandes parceiros, aliados da construção na divulgação do Obra Certa, estimulando à adesão ao Programa e sua implantação nas empresas”, explicou.

Também participaram da mesa do evento:

  • o presidente do Conselho de Relações do Trabalho da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Alexandre Furlan;
  • presidente do Sintracon-SP, Antônio de Sousa Ramalho;
  • o coordenador da bancada dos trabalhadores na Comissão Permanente Paritária Tripartite (CPPT), Washington Maradona.
  • o presidente da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT), Fernando Guedes Ferreira Filho.

O evento de lançamento da nova Norma Regulamentadora 18 está ligado ao projeto ‘Realização/Participação de/em Eventos para Discutir e Disseminar a Importância da Segurança e Saúde no Trabalho para o Setor e/ou o Aprimoramento das Relações de Trabalho na Indústria da Construção’, desenvolvido pela CBIC e pelo Sesi Nacional.

A participação no processo de revisão da NR 18 está relacionada ao projeto ‘Elaboração e Divulgação de Material(is) Orientativo(s) sobre as Atualizações das Regras Trabalhistas e/ou de Segurança e Saúde no Trabalho, para a Indústria da Construção’, desenvolvido pela CBIC e pelo Sesi Nacional.

O desenvolvimento do programa Obra Certa faz parte das ações do projeto ‘Programa de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho nos Canteiros de Obra, desenvolvido pela CBIC e pelo Sesi Nacional.

COMPARTILHE!
Comissão de Política de Relações Trabalhistas
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.