Logo da CBIC
10/04/2019

Setor da construção e governo unem esforços para prevenir acidentes na BA

Canpat Construção Bahia

Setor da construção e governo unem esforços para prevenir acidentes

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA) e o Serviço Social da Indústria (Sesi-DN), realizou na manhã do dia 9 de abril evento regional da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção – CANPAT Construção, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb-BA).

A capital baiana é a sexta cidade a receber o evento de mobilização da CANPAT Construção no ciclo de 2018/2019, iniciado em outubro do ano passado, em Brasília, que tem reforçado regionalmente que prevenir não deve ser visto como custo e sim investimento.

O presidente do Sinduscon-BA deu as boas-vindas aos presentes e sinalizou que com disciplina e prevenção é capaz de reduzir os índices de acidentes no setor da construção civil.

“Esse evento é importante para discutirmos ações de prevenção de acidentes de trabalho, em especial quedas em diferentes níveis, que ainda é uma das principais causas de acidentes do estado da Bahia. Esse tema é uma oportunidade para o setor empresarial avaliar a necessidade de adoção de práticas e métodos de prevenção, a fim de evitar o acúmulo de acidentes que tanto prejudica a vida do trabalhador e a produtividade das empresas”, afirma.

Carlos Henrique ainda pontuou que, a alta da informalidade contribui para o aumento dos dados de acidentes no setor. “Com o aumento do índice de desemprego, tivemos um aumento de 60% da atividade informal no setor da construção civil e muitos operários do canteiro de obra informal não possui o treinamento, conhecimento ou se quer utilizam os equipamentos de EPI’s necessários, contribuindo para o aumento no índice  de acidentes da construção civil”, ressalta.

Para Fernando Guedes Ferreira Filho, vice-presidente da área de Política de Relações Trabalhistas da CBIC, a Segurança do Trabalho é um ato conjunto de todos os atores envolvidos.  “A empresa tem obrigação de fornecer os equipamentos de segurança necessários, os treinamentos e as condições para uma gestão eficiente. Já os trabalhadores têm a obrigação de usar esses equipamentos e de fazer com que os seus colegas também usem. Ou seja, é uma questão de cultura. Por isso, a importância da CANPAT Construção para disseminar essa cultura prevencionista que deve atingir a todos, empresários e trabalhadores”, destaca.

Também participaram da solenidade de abertura Amélio Miranda, gerente de Saúde e Segurança na Indústria do Sesi-BA, na ocasião representando o superintendente do Sesi-BA e Gerta Schultz Fahel, superintendente regional do Trabalho da Bahia.

O evento teve início com o painel “Apresentação dos resultados das ações prévias realizadas junto aos trabalhadores locais” realizado por Isnaia Cardoso da Silva, engenheira e especialista do Sesi-BA. A profissional mostrou que, no período de 12 a 15 de março, foram realizadas palestras sobre “Trabalho em altura” em canteiros de obra, em Salvador e Região Metropolitana e que ao todo foram visitados seis canteiros de obra alcançando 685 trabalhadores e equipe técnica das empresas.

Em seguida, Luís Carlos Lumbreras, auditor fiscal da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho, apresentou o segundo painel que teve como tema “Prevenção de Quedas por Trabalho em Altura”, onde mostrou os dados do Instituto Nacional do Seguro Social – Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência e Superintendência Regional do Trabalho, informando que no ano de 2015 o estado da Bahia teve 1.102 acidentes com queda, sendo seis fatais e no ano de 2017 ocorreram 94 acidentes de trabalho com morte no estado da Bahia, sendo 15 no setor da construção civil. No ano de 2018 aconteceram 93 acidentes fatais no estado, sendo nove no setor da construção.

Logo após foi a vez de Fernando Guedes Ferreira Filho, presidente da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, apresentar o terceiro painel “Gestão de SST para Terceirizados”. Luisa Lima do Sesi-BA finalizou os painéis com a apresentação da plataforma Sesi Viva +.

Agraciados com a estatueta símbolo da Canpat Construção

No encerramento, foram agraciados com a estatueta símbolo da Canpat Construção os representantes do Sinduscon da Bahia, Carlos Henrique (presidente) e João Batista (colaborador), em nome de toda a equipe do Sindicato; o Sesi da Bahia, representado pela engenheira Isnaia Cardoso, e o auditor fiscal Luís Carlos Lumbreras, representando a Inspeção do Trabalho, pela parceria contínua na Canpat Construção.

COMPARTILHE!