Logo da CBIC
05/11/2021

Dia de Segurança e Saúde premia estudantes em concurso de redação no PA

O Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Pará (Sinduscon-PA), em parceria com o Serviço Social da Indústria do Pará (Sesi-PA), a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Pará e as empresas Quadra Engenharia e Quanta Engenharia, realizou o Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas, em 08/10, para os estudantes da Escola Sesi Ananindeua, em Belém/PA.

Com apoio da diretora Glaucia Macêdo, a iniciativa local alcançou mais de 100 alunos das turmas do 8° e 9° ano do Ensino Fundamental II.

A ação integra a Semana CANPAT Construção 2021 (Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção) e foi realizada das 15h30 às 17h.

No entanto, no dia 15/09 foi realizada uma palestra prévia de apresentação na escola sobre o tema “Segurança e Saúde nas Escolas”, conduzida pelos técnicos de Segurança das duas construtoras associadas ao Sinduscon-PA, que entraram como parceiras na ação, para levar conhecimento e curiosidades sobre o assunto, dando subsídio aos alunos para produzirem seus trabalhos e participarem do concurso de redação criado para o evento do dia 08/10.

De acordo com o Sinduscon-PA, o concurso foi a forma criada para proporcionar interação das crianças com o tema e o evento. As 10 melhores redações foram selecionadas pela Banca Examinadora Interna, composta pelas professoras da escola, e avaliadas pela Banca Examinadora Externa, composta por um representante do Sinduscon-PA, um representante da Superintendência Regional do Trabalho e um representante do Sesi-PA, que fizeram a classificação de acordo com termos do edital criado para o evento.

No dia 08/10 foi realizado o evento de culminância, que teve em sua programação:

  • Palestra sobre o Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas, conduzida pela Superintendência Regional do Trabalho;
  • Certificação aos alunos finalistas do concurso de redação;
  • Premiação aos três primeiros classificados no concurso de redação, com bicicletas.

O evento também contou com a participação e pronunciamento das autoridades de cada instituição parceira.

Alunos e professores avaliam a iniciativa e o Concurso de Redação

“Fazer a redação sobre segurança e saúde nas escolas foi muito importante, pois é um tema com grande relevância e traz discussões que não são debatidas em sala de aula. Fiquei muito feliz de poder participar e mais ainda de ganhar em primeiro lugar também. A realização da palestra que ocorreu e trouxe o concurso para a escola foi fundamental para o desenvolvimento da minha redação. Queria agradecer aos professores do Sesi Ananindeua que fizeram aulões para os alunos participantes a respeito do assunto, o que ajudou muito. Sem ajuda deles não teria conseguido”, frisou Maria Luísa, aluna do 8° ano da Escola Sesi Ananindeua.

“Fiquei à frente da turma do 9° ano e um dos nossos desafios, sem dúvidas, foi a questão do tempo para amadurecer a ideia e a construção textual de um texto dissertativo e argumentativo, porém conseguimos realizar todo um processo de palestras e aulões para que os participantes tivessem um bom embasamento para a produção da redação. Outro desafio foi a questão da orientação a distância para alguns alunos que, devido à pandemia, a escola adotou o modelo de ensino híbrido (escalonadas), em que tivemos que orientar alunos de forma presencial e remota. Tivemos 10 redações e, dessas, três foram escolhidas como as melhores do concurso em nossa unidade e estamos muito felizes com o resultado que o concurso proporcionou aos alunos e por trazer uma temática que não é debatida em sala de aula, mas que é muito importante para todos os âmbitos da vida”, ressaltou a professora de linguagens do Sesi Ananindeua, Thayana Cavalcante.

“O tema segurança e saúde nas escolas foi um tema muito produtivo para a realização do 1º Concurso de Redação, em que trouxemos para dentro da sala de aula debates importantes envolvendo a temática. Um dos grandes desafios enfrentados pelos alunos foi a questão do tempo. Contudo, eles conseguiram fazer uma boa escrita e, principalmente, uma ótima leitura, pois ambas andam juntos. Para isso, tivemos palestras, apresentações e presença de algumas instituições da área para abordar o assunto e contribuir para o desempenho dos participantes. Na turma que orientei, tivemos o primeiro lugar, que foi a Maria Luísa, uma menina muito dedicada, pois focou, se esforçou e fez uma redação excelente, colocando de uma forma muito madura o tema proposto, com argumentos fortes e baseados no que foi ensinado”, mencionou a professora de linguagens do Sesi Ananindeua, Helaine Oliveira.

A Semana CANPAT é uma iniciativa da Comissão de Políticas de Relações Trabalhistas (CPRT), da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com a participação de vários estados da federação, por meio das entidades associadas a CBIC, Seconcis e Sesis locais. Todos os painéis estão disponíveis no canal oficial da CBIC no YouTube. Assista!

Agenda CPRT