Logo da CBIC
06/11/2018

CPRT/CBIC desencadeia preparação da CANPAT 2018/2019 no Maranhão e mobiliza mais de 100 trabalhadores

Foi dado início hoje (06/11), em São Luis-MA, as Ações Prévias de Sensibilização nos Canteiros de Obras, requisito para que as entidades associadas à CBIC recebam os eventos regionais da CANPAT Construção ciclo 2018/2019. Com o tema “Mais Prevenção Menos Queda”, a Campanha deste ciclo instituiu as Ações Prévias com o objetivo de disseminar a Campanha ao maior número de trabalhadores do setor buscando conscientizá-los da importância de seguir as normas de segurança para realização de trabalhos em altura, tornando o ambiente de trabalho mais seguro e produtivo e por consequência reduzindo os riscos de acidentes da indústria da construção, notadamente por quedas que é o acidente de maior ocorrência.

Organizada pelo Sinduscon-MA, a Ação foi realizada na obra Space Calhau, do Grupo Dimensão, e contou com a participação de 118 trabalhadores. O engenheiro responsável da obra Túlio Pinheiro elogiou a iniciativa e destacou “segurança é assunto que nunca pode cair no esquecimento.”  A Ação de Sensibilização contou com a participação da engenheira de SST da CPRT/CBIC, Ligia Corrêa, que destacou a iniciativa pioneira da Campanha pela CBIC que combina esforços com os principais atores da Segurança e Saúde no Trabalho, tais como o Serviço Social da Indústria (SESI), os Serviços Sociais da Indústria da Construção (Seconcis), o Ministério do Trabalho (MTE) e os Sindicatos da Construção.

O Sesi, correalizador da CANPAT Construção, fez uma apresentação sobre o tema prevenção de quedas aos trabalhadores. O especialista do Sesi-MA, Gilberto Privado abordou a importância da utilização dos EPI’s e EPC’s adequados, sinalização, realização de treinamentos, cumprimento dos procedimentos operacionais, entre outros.  A coordenadora de saúde do Sesi-MA, Adriana Gomez, ressaltou a importância da realização dos exames para a atividade, bem como dos demais exames clínicos e odontológicos que garantam a preservação da saúde do trabalhador. A empresa jumper parceira do Sinduscon-MA em diversos projetos participou da Ação e ofereceu bolsas de estudo gratuita aos trabalhadores que tivessem interesse.

As Ações Prévias de Sensibilização continuam em São Luis do Maranhão e no próximo dia 29 de novembro será realizado o Evento Regional da CANPAT Construção na sede da Federação das Indústria do Estado do Maranhão (FIEMA), das 8h00 às 12h30. Confira aqui a programação.

COMPARTILHE!