Logo da CBIC
16/08/2022

CPRT anuncia o evento “Panorama Trabalhista 2022 – Temas de Impacto na Indústria da Construção”

A Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) anunciou a realização do evento “Panorama Trabalhista 2022 – Temas de Impacto na Indústria da Construção”, que acontecerá dia 27 de setembro, em Curitiba, na sede do Sinduscon-PR. O evento também será híbrido. Autoridades e especialistas apresentarão temas trabalhistas de interesse do setor. A programação completa e mais detalhes serão informados em breve. O anúncio foi realizado nesta terça-feira (16), durante reunião da Comissão.

Reunião CPRT | Grupos de Intercâmbio (GI)
O primeiro tema abordado foram os Grupos de Intercâmbio (GI) da CPRT. Os coordenadores dos GIs fizeram um balanço das ações feitas até o momento. O presidente da CPRT/CBIC, Fernando Guedes, coordena o GI de Convenções Coletivas, e explicou que os trabalhos estão reduzidos, pois 75% das convenções são firmadas no primeiro semestre e a maioria dos sindicatos da construção tem data base em maio.

O GI Gestão de Pessoas, coordenado por Carla Passos, gerente de Sistema de Gestão Integrada (SGI), RH e ADM da Gráfico Empreendimentos, tem reunião prevista para a primeira semana de setembro. Na ocasião, haverá um debate sobre como trazer profissionais para a construção e como retê-los.

A coordenadora do GI de Legislação Trabalhista, Flávia Mendes (Sinduscon-PR), mencionou a definição de temas e especialistas que produzem o informativo mensal do ‘Panorama Trabalhista’. Além disso, Flávia comentou mais detalhes sobre o evento “Panorama Trabalhista 2022 – Temas de Impacto na Indústria da Construção”. Sobre o assunto, Guedes afirmou que temas como segurança do trabalho e alterações na legislação trabalhista estarão na pauta.

No GI de SST, o coordenador Haruo Ishikawa, disse que o grupo é mais atuante e robusto por conta da temática da comissão. Segundo ele, é importante socializar a informação para auxiliar o entendimento da sociedade brasileira. O grupo ainda relembrou a realização do evento eSocial e comentou a realização da primeira fase do estudo de análise econômica com pesquisa junto aos trabalhadores do setor.

Semana CANPAT Construção 2022 e Dia Nacional de SST nas Escolas – Indústria da Construção
Após os relatos dos coordenadores dos GIs, Guedes falou sobre a Semana CANPAT Construção 2022, que acontecerá de 3 a 7 de outubro. O evento é realizado em todo o país e as entidades podem realizar ações e eventos locais. “É importante que pensem em eventos regionais nesse período para que possam compor a Semana CANPAT Construção. Afinal, o setor da construção civil só tem a agregar para a economia e para a sociedade brasileira”, disse.

A ação do ‘Dia Nacional de SST nas Escolas – Indústria da Construção’, que faz parte da Semana CANPAT Construção 2022, também foi destaque na reunião. O objetivo da ação, que acontecerá no dia 7 de outubro, é atuar na conscientização dos estudantes brasileiros – futuros empreendedores e trabalhadores do país. Guedes reforçou a importância do engajamento das entidades do setor na realização de ações nas escolas.

SESI Facilita
Os especialistas de Desenvolvimento Industrial do SESI, Dernival Neto, e Juliana Ferreira Santos, apresentaram o SESI Facilita – software para gestão de riscos de empresas em atendimento à NR 1, que permite a emissão de Declaração de Ausência de Riscos. A ferramenta, destinada para micro e pequenos empresários, foi desenvolvida por engenheiros de segurança do trabalho com experiência em avaliação de riscos ocupacionais e conta com apoio de inteligência artificial. Além disso, o acesso é online e gratuito.

Norma Regulamentadora Nº 04
Já o consultor da CBIC, Clovis Queiroz, apresentou os principais pontos e alterações da nova Norma Regulamentadora Nº 04 – Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho, publicada na última sexta-feira (12), no Diário Oficial da União (DOU).

Queiroz explicou que houve uma forma de participação social inédita no âmbito do processo de normatização de SST e do Ministério do Trabalho e Previdência.

O tema da reunião tem interface com o projeto “Realização/Participação de/em Eventos Temáticos de RT/SST”, da Comissão de Políticas e Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

COMPARTILHE!