Logo da CBIC
03/11/2021

Construção civil orienta estudantes de Minas Gerais sobre prevenção de acidentes

O Serviço Social da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Seconci-MG) aderiu à Semana CANPAT Construção 2021 (Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção) e realizou o Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas, no dia 8/10, no Centro de Formação Profissional Paulo de Tarso, em Belo Horizonte/MG.

Com apoio da diretora Priscila Cangussu de Oliveira, a iniciativa alcançou 40 alunos das turmas de Aprendizagem Industrial em Pedreiro de Edificações e de Aprendizagem Industrial em Instalação Elétrica Predial.  A ação foi realizada das 15h às 16h, em formato online.

A abertura  foi feita pela pedagoga Érica de Cássia Santos e a palestra foi proferida pela engenheira de Segurança e supervisora do Departamento de Segurança no Trabalho do Seconci-MG, Andreia Kaucher Darmstadter.

Ao ressaltar a relevância da ação, que objetivou sensibilizar alunos e futuros trabalhadores/profissionais para a importância da prevenção de acidentes em qualquer atividade laboral, Andreia Kaucher explicou que a atividade marcava a celebração do Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas.

A engenheira de Segurança discorreu sobre as responsabilidades das empresas e dos empregados e pontuou os principais riscos de acidentes na construção civil (queda de altura, choque elétrico e soterramento), chamando atenção também para os equipamentos de proteção individual.

Estudantes interagem com expositora

Os estudantes interagiram com Andreia Kaucher, que respondeu às perguntas e discutiu questões e situações relacionadas ao tema.

Para o estudante Itallo Luan Teixeira Felipe, do 2°ano do Ensino Médio, a palestra foi incrível. “Tiramos dúvidas e aprendemos ao mesmo tempo. Foi reforçada a importância de usar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) durante o trabalho na empresa”, disse, reforçando que os equipamentos de proteção individual servem para proteger a saúde e a segurança do trabalhador, evitando acidentes fatais. “Durante a palestra debatemos que algumas empresas disponibilizam os equipamentos, mas muitos não cumprem com a Norma Regulamentadora nº 6, por não entenderem os riscos que podem causar”, declarou.

Já o estudante Thiago Baptista Cazassa, da Turma de Elétrica Predial, AIIEP35T-1, salientou que o assunto deveria ser mais abordado nos meios educacionais e profissionais, a fim de instruir o máximo possível de pessoas, em busca de proporcionar, cada vez mais, ambientes seguros e saudáveis nas escolas e empresas.

Thiago Cazassa também elogiou a forma como a engenheira Andreia Kaucher explanou o tema, de forma simples e direta. “Superou minhas expectativas, por se tratar de um assunto amplo e complexo”, frisou, reforçando a importância de uma fiscalização mais rígida sobre os funcionários, exigindo e mostrando, na prática, a forma correta de utilização dos EPIs, e explicando que, uma má utilização do equipamento ou a ausência dele pode causar sérios problemas, tanto para a empresa, quanto para o funcionário.

Sucesso da iniciativa

“De forma singela, gostaria de agradecer pela oportunidade que o Senai está nos disponibilizando, sempre empenhado em trazer um excelente conteúdo, com profissionais super capacitados para o nosso melhor aprendizado. Já aguardo ansiosamente pela próxima palestra”, mencionou o estudante Thiago Cazassa.

“Eu gostei muito da palestra. A engenheira Andreia Kauche explicou muito bem sobre a segurança no trabalho, detalhou e exemplificou, usou memórias pessoais para exemplificar, que realmente te mostram a importância da segurança”, evidenciou o estudante Andrew Augusto Policarpo da Silva, da Turma Elétrica Predial AIIEP35T-1 Senai.

Segundo Andrew da Silva, Andreia Kauchea explicou bem as responsabilidades do empregador e do empregado e teve um bom bate-papo com os participantes, bons comentários e ótimo desempenho na apresentação do tema da CANPAT Construção. “Superou as expectativas de muitos participantes, a engenheira de segurança foi direta no assunto e mostrou sua importância e os perigos que podem ocorrer caso as normas não sejam seguidas”, disse.

Os professores Diego Henrique de Araújo e Josué Aurelino dos Santos Costa, e a pedagoga Érica de Cassia Santos, que acompanharam a apresentação, agradeceram a oportunidade e enalteceram a iniciativa da CANPAT Construção e a importância de debater o tema.

“O que se aprende sobre segurança não deve ficar só na sala de aula. É um conteúdo que todos devem dominar para garantir a própria segurança”, frisou o professor Diego Henrique de Araújo, da Turma de Elétrica Predial. Eles também manifestaram sua satisfação com a participação ativa dos alunos no evento e o desejo de repetir a experiência, se possível de forma presencial, para outras turmas do Centro de Formação Paulo de Tarso.

A Semana CANPAT é uma iniciativa da Comissão de Políticas de Relações Trabalhistas (CPRT), da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com a participação de vários estados da federação, por meio das entidades associadas a CBIC, Seconcis e Sesis locais. Todos os painéis estão disponíveis no canal
oficial da CBIC no YouTube. Assista! 

COMPARTILHE!
Comissão de Política de Relações Trabalhistas
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.