Logo da CBIC
24/09/2021

CBIC alinha ações da Construção para o Dia Nacional de SST nas Escolas

Uma grande mobilização nacional com as representações empresariais e de trabalhadores da indústria da construção está sendo aguardada de 4 a 8 de outubro, por ocasião da Semana CANPAT Construção, com a realização de palestras e estímulo ao diálogo setorial sobre as transformações e a implementação de uma efetiva cultura de prevenção de acidentes no trabalho, além de estreitar o relacionamento entre setor produtivo e a fiscalização.

Uma das novidades desta edição será o engajamento do setor com o Dia Nacional de SST nas Escolas-Indústria da Construção, no dia 8/10. O intuito é levar aos estudantes uma mensagem de prevenção para os futuros trabalhadores do país, plantando uma semente de cidadania voltada à segurança e saúde na realização das atividades.

Para o sucesso da ação nacional, a Comissão de Políticas de Relações Trabalhistas (CPRT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) reuniu virtualmente nesta sexta-feira (24/09) representantes das entidades que aderiram à iniciativa e da fiscalização para compartilhar suas experiências e alinhamento das ações.

Dia Nacional de SST nas escolas ganha caráter estadual no Paraná

A ideia do Dia Nacional de SST nas Escolas-Indústria da Construção é, seguindo os protocolos de segurança por causa da Covid-19, mostrar o papel social do setor da construção de disseminar uma mensagem prevencionista aos estudantes do 8 e 9º ano do Ensino Médio, para que, no futuro, eles entendam a importância da segurança no trabalho.

Em razão da pandemia da Covid-19, no Paraná a ação será nas escolas do Sesi, de modo virtual. Segundo Roberto Rocha, a iniciativa, por sugestão do Sesi, atingirá todas as escolas do estado.

Na Bahia, o ato será realizado pelo Sinduscon-BA e Sesi-BA na escola do Sesi com maior número de turmas, com transmissão para os alunos que estão em casa. Haverá palestra e um esquete teatral em linha com o tema da campanha que é Plantar a Semente da Segurança, em um cenário escolar, com os atores usando o uniforme da escola.

A representante do Sesi-BA, Isnáia Cardoso, informou que o texto do esquete está sendo finalizado e será enviado à CPRT/CBIC para quem quiser replicar.

Em Pernambuco, a atividade conta com a parceria do Sinduscon-PE, Sesi-PE e o Ministério do Trabalho e será realizada em duas etapas: escola do Sesi, pela manhã, e da rede pública na parte da tarde.

No Rio de Janeiro, serão levados jogos educativos e quiz, de forma lúdica, para os estudantes.

O presidente da CPRT/CBIC, Fernando Guedes Ferreira Filho, participará da ação, no dia 8/10, em Brasília, que pretende alcançar cerca de 400 alunos em escolas do Sesi.

O registro de todas as ações será divulgado pós-evento em nível nacional. Em razão disso, é de fundamental importância que todas as entidades participantes registrem as iniciativas, com fotografias no dia da ação.

Saiba mais e garanta já a sua inscrição.

A Semana CANPAT Construção é uma realização da CBIC, Inspeção do Trabalho (SIT), Sesi e Seconci-Brasil. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre acidentes, saúde e segurança em casa, nas escolas, durante o trajeto e no trabalho, além de ressaltar a importância de utilizar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como a máscara.

O assunto tem interface com o projeto “Realização/Participação de/em Eventos Temáticos de RT/SST” da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) com correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

COMPARTILHE!