Logo da CBIC
24/06/2020

CANPAT 2020 realiza especial sobre a NR-18 e gerenciamento de riscos  

A Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Canpat 2020), em mais uma ação online em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), detalhou no dia 23 a mais de 800 internautas a nova Norma Regulamentadora nº 18 (Construção Civil) e sua interação com o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) na live Especial NR-18.

Mediada pelo auditor fiscal da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) do Ministério da Economia, José Almeida Martins de Jesus Junior, a transmissão tratou de importantes assuntos como:

  • Avanços da NR-18 sob a perspectiva dos trabalhadores
  • Prevenção da Covid-19 nos canteiros de obras
  • Nova NR-18
  • Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) na nova NR-18

A NR 18 estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização, que visam à implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na indústria da construção.

Essencial para prevencionistas, profissionais de Segurança e Saúde no Trabalho (SST), membros do Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), empregadores e trabalhadores do setor de construção civil, a nova norma foi publicada pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia no Diário Oficial da União (DOU) de 11 de fevereiro deste ano.

A norma se aplica às atividades da Indústria da construção constantes no Código Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) e às atividades e serviços de demolição, reparo, pintura, limpeza e manutenção de edifícios em geral e de manutenção de obras de urbanização.

 

Prevenção da Covid-19 nos canteiros de obras

Haruo Ishikawa, presidente do Seconci-SP

 

Parceira da CANPAT desde 2017, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) participou da live representada pelo presidente do Serviço Social da Construção Social (Seconci-SP), Haruo Ishikawa, que reforçou a importância da iniciativa da CBIC na constituição de grupo composto por representantes dos sindicatos associados, dos Seconcis, do Sesi e do Senai para a revisão da NR-18, amplamente discutida no modelo tripartite e aprovada com o consenso de todos os participantes, que simplificou, desburocratizou e harmonizou a norma.

Ao apontar as ações de prevenção à Covid-19 nos canteiros de obras, Ishikawa destacou que “a norma setorial (NR-18) ajudou bastante o setor da construção a controlar a questão da saúde nos canteiros de obras”.

Segundo Ishikawa, após o decreto do governador de São Paulo, que tornou o setor como essencial, o Seconci-SP abriu um canal de comunicação, com divulgação de cartazes e vídeos orientativos. Foram trabalhadas no setor as questões da higienização, utilização de máscaras no trajeto, além de cuidados com as ferramentas, transporte dos trabalhadores e definição de turnos de trabalho. Nesta etapa, o serviço social tem intensificado as orientações sobre os cuidados com a máscara.

Foi implementado o Comitê de Saúde e criados o Fórum de Crise e o Grupo de Atendimento na sede do Seconci e o Programa SOS Seconci, com medição de temperatura em 100 canteiros de obras e orientação diária da utilização de todos os equipamentos e higienização do trabalho, com orientações para distanciamento e definição de vários turnos.Também foi editado Guia Orientativo. Além disso, foram adquiridos 14 mil testes para testagens rápidas de trabalhadores do setor com suspeita de Covid-19.

Ishikawa também deu ciência de que o Seconci-SP, além de cuidar do trabalhador da construção, cuida dos hospitais de campanha do Ibirapuera, com 240 leitos de baixa complexidade e 28 de estabilização. “Mais de 1000 vidas foram salvas em 53 dias de funcionamento do hospital do Ibirapuera”, destaca, mencionado que uma faixa de 17,8% vidas são salvas diariamente no hospital. Já o hospital de Heliópolis conta com 200 leitos, sendo 24 de UTI e 176 de estabilização, com mais de 300 vidas salvas.

 

Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) na nova NR-18

Flávio Nunes, auditor fiscal do Trabalho

 

O auditor fiscal do Trabalho Flávio Nunes esclareceu que a elaboração e implementação do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) são obrigatórias nos canteiros de obras, contemplando os riscos ocupacionais e suas respectivas medidas de prevenção. “O Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (PCMAT) existente antes da entrada em vigência da NR-18 terá validade até o término da obra a que se refere”, diz.

Também participaram da live:

  • Robinson Leme, representante da Bancada dos Trabalhadores na Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP)
  • Marcos Ribeiro, presidente do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado de São Paulo (Sintesp)
  • Murilo Pinheiro, presidente do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo
  • Marcelo Naegelo, auditor fiscal do trabalho e coordenador geral de Segurança e Saúde no Trabalho da SIT
  • Rômulo Machado, auditor fiscal do trabalho e assessor da Secretaria do Trabalho
  • Rubens Patruni, auditor fiscal do Trabalho
  • Antonio Pereira, auditor fiscal do Trabalho da Superintendência Regional do Estado de São Paulo 

 

Conheça a Canpat

Instituída pelo Decreto n° 68.255, de 16 de fevereiro de 1971, e reativada em abril de 2017, a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CANPAT) visa sensibilizar a sociedade para a construção de uma cultura de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

A CBIC é parceira da CANPAT e realiza a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção (CANPAT Construção) desde 2017, já tendo impactado mais de 4.800 trabalhadores – empresários da construção e líderes setoriais.

A iniciativa combina esforços com os principais atores da Segurança e Saúde do Trabalho – Sesi, Serviços Sociais da Indústria da Construção (Seconcis) e SIT/Ministério da Economia – para induzir ainda maior redução na incidência de acidentes na indústria da construção e tornar o ambiente de trabalho cada vez mais produtivo e seguro.

Desencadeada na capital federal em 2017, a CANPAT Construção é disseminada por todo o país. São realizados eventos regionais de mobilização para avançar na conscientização de empresários e estimular o diálogo com integrantes do poder público.

Os interessados podem rever a live CANPAT 2020 – Edição Especial NR-18 no Canal da Escola Nacional da Inspeção do Trabalho (Enit) no YouTube.

Veja mais informações sobre a NR-18, na matéria Planilha compara Norma Regulamentadora nº 18 vigente com a nova.

Essa ação integra o projeto ‘Realização/Participação de/Em eventos temáticos de RT/SST’, realizado pela CBIC com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

 

COMPARTILHE!
Comissão de Política de Relações Trabalhistas
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.