Logo da CBIC
20/02/2019

Ações nos canteiros de obras realizadas em Campo Grande – MS

No período de 18 à 22 de fevereiro, canteiros de obras de Campo Grande  (MS) estão recebendo as ações de sensibilização da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção, a “CANPAT Construção 2018-2019 – Mais Prevenção, Menos Queda’.

Foram visitadas as obra do Residencial Rioja do Grupo Plaenge Empreendimentos (18/02) e as obras  do Residencial Itacira e Itaara da Incorporadora RG Engenharia (18 e 19/02), que  contou com a presença de 425 trabalhadores, além de toda a equipe técnica das empresas.

Durante a ação o engenheiro da Plaenge, Ernesto Alves, destacou que é fundamental motivar a equipe e buscar a conscientização diária. “Sempre digo para minha equipe que nós trabalhamos construindo  o sonho de muitas pessoas, suas casas, no entanto não podemos permitir que um erro custe os nossos sonhos. Por isso, executar as atividades de forma segura é essencial.”

Já nas obras da Incorporadora RG Engenharia a gerente de qualidade Laura Moura e o técnico de segurança Antonio Carlos Ferreira destacaram que a conscientização é extremamente importante, pois impacta diretamente na segurança dos trabalhadores. “Estamos sempre engajados para melhorar a cada dia. Mas, quando a ação vem de fora só reafirma a legítima preocupação que temos com o bem estar dos nossos trabalhadores”.

Correalizador da CANPAT Construção, o SESI participou das ações por meio do técnico de segurança do trabalho, Carlos Eduardo Santos, representante do SESI-MS. Foi apresentado aos trabalhadores a importância da utilização dos equipamentos de proteção individual (EPI) e coletiva (EPC) adequados, da sinalização, da realização de treinamentos, do cumprimento dos procedimentos operacionais, entre outros, para a prevenção de acidentes de quedas por trabalho em altura, tema da Campanha. Carlos enfatizou que o evento será um divisor de águas no Estado.  “Nunca recebemos um evento igual a este, que atendesse paralelamente os interesses dos trabalhadores e empresários.”

Na obra Itaara da Incorporadora RG Construções a ação contou com a participação do presidente do Sinduscom-MS, Amarildo Miranda Melo, que destacou que a CANPAT Construção tem rodado o Brasil e ocupa papel fundamental para conscientização e prevenção dos acidentes. “O Sinduscon tem feito sua parte em Campo Grande, e apesar de representar os empregadores valorizamos todas as ações que visam maior segurança e ambientes melhores aos trabalhadores”.

CANPAT Construção  de Campo Grande – 28 de março

As ações nos canteiros de obras antecedem a realização do evento regional da CANPAT Construção de Campo Grande, que será realizado no dia 28 de março, das 8h às 12h, na sede da Escola Senai da Construção. No encontro, serão tratados os temas prevenção de quedas por trabalho em altura e a gestão da Segurança e Saúde no Trabalho (SST) para terceirizados. Também serão apresentados a plataforma Sesi Viva+, que reúne em um único ambiente os dados sobre segurança, saúde e estilo de vida do trabalhador da indústria. A CANPAT Construção Regional está sendo organizada pelo Sinduscon-MS, a (CBIC), o SESI e a Fiscalização do Trabalho.

COMPARTILHE!