Logo da CBIC
24/10/2019

Ações nos canteiros de obra antecedem evento da CANPAT Construção de João Pessoa

Os canteiros de obra de João Pessoa, Paraíba, estão recebendo, no período de 07 a 25 de outubro, as ações de sensibilização da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção, a “CANPAT Construção 2018-2019 – Mais Prevenção, Menos Queda’.

O objetivo é conscientizar profissionais e empresas para a prevenção de acidentes de trabalho na indústria da construção, tornando o ambiente de trabalho cada vez mais produtivo e seguro. Até o dia 22 de outubro foram visitadas 15 obras, com participação de mais de 900 trabalhadores. A meta do Sinduscon-JP é alcançar mil trabalhadores até o dia do evento da CANPAT Construção na região.

As ações contam com a participação da engenheira de Segurança do Trabalho do Seconci-DF, Juliana Moreira de Oliveira, representando a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC); do engenheiro de segurança do trabalho do Sinduscon-JP, Daniel Cordeiro. ”Durante as ações de sensibilização, foram disseminados conteúdos para os trabalhadores e gestores que executam as atividades nos canteiros de obras da nossa grande João Pessoa. Tudo começa com educação, conscientização e disciplina, assim nossa meta para um futuro próximo é chegar a zero acidente de trabalho”, disse Daniel.

Foi apresentada a Campanha aos trabalhadores, destacando que ela se trata de uma iniciativa da CBIC, do Serviço Social da Indústria (SESI), do Sindicato da Indústria da Construção Civil de João Pessoa (Sinduscon-JP), da Associação de Seconcis (Seconci Brasil), e da Fiscalização do Trabalho.

Correalizador da CANPAT Construção, o SESI da Paraíba participou das ações por meio dos seus profissionais de segurança do trabalho Erivan G. da Silva e Sávio Freire. As palestras apresentadas falaram sobre a importância da utilização dos equipamentos de proteção individual (EPIs) e coletiva (EPCs) adequados, da sinalização, da realização de treinamentos, do cumprimento dos procedimentos operacionais, entre outros, para a prevenção de acidentes de quedas por trabalho em altura, tema da Campanha. Segundo o Técnico de Segurança Erivan, a CANPAT Construçao nos remete a um nível mais alto no que se diz respeito a prevenção de quedas em altura, onde a disseminação do conhecimento e lembrança dos conceitos pelos trabalhadores nos apontam caminhos de avanços quanto a conscientização destes nos canteiros de obras de João Pessoa, proporcionando assim mais prevenção e menos queda e mais avanços na produtividade.

O primeiro canteiro a receber a ação da CANPAT Construção em João Pessoa foi o Grupo CONSERPA ENGER. Para o engenheiro civil da empresa, André Medeiros Honorato, a Campanha é uma iniciativa de extrema importância para a construção civil. “Durante o processo de construção, o local de trabalho está em constante transformação o que gera várias situações de risco de acidentes. A reunião foi bastante proveitosa para os nossos colaboradores, a conversa descontraída, juntamente com vídeos e ilustrações prenderam bem a atenção de todos os presentes do início ao fim. Tenho certeza que todos absorveram a mensagem que a reunião pretendia passar”, falou André.

Para o técnico de segurança da MRV Construções, Fabiano Oliveira da Costa, a CANPAT Construção veio em um ótimo momento. “Com o novo método construtivo os nossos colaboradores estão sempre expostos a risco de queda, diante da dinâmica da obra a palestra foi de extrema importância para tirar as dúvidas, trazer novas informações e orientação para os colaboradores dos riscos de queda”, disse Fabiano.

Receberam ações até o dia 22 de outubro, além do Grupo CONSERPA ENGER e da MRV Construções Ltda, as seguintes empresas: Alliance Wellington Barreto Construções SPE Ltda; Delta Engenharia Ltda; Imperial Construções Ltda; Construtora Tropical Ltda; FCK Engenharia Ltda; ABC Construções Ltda; Atlantis – Planejamento e Construções Ltda; Equilíbrio Construtora Ltda; Massai Construções Incorporações e Participações Ltda; Construtora Everest Ltda; Sanco Engenharia – Eireli; Construtora Oceania – Eireli e Construtora Litoral Ltda.

CANPAT Construção de João Pessoa – 1º de novembro

As ações nos canteiros de obras antecedem a realização do evento regional da CANPAT Construção de João Pessoa, que será realizado no dia 1º de novembro, das 8h às 12h30, na sede do Sinduscon-JP. No encontro, serão tratados os temas prevenção de quedas por trabalho em altura e atualização e substituição do e-Social. Também serão apresentados a plataforma digital para gestão de programas de saúde e segurança na indústria.

Durante o evento, serão entregues os certificados às empresas que realizaram ações de sensibilização nos canteiros de obras.  Além disso, serão apresentados os resultados das Ações  realizadas nos canteiros de João Pessoa e região.

COMPARTILHE!