Logo da CBIC
10/11/2021

Ação prevencionista da construção alcança mais de 400 alunos do Sesi no DF  

Foi um sucesso a ação do Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas, no dia 08/10, em Brasília-DF, que levou, de forma lúdica e dinâmica aos futuros trabalhadores uma mensagem prevencionista. A iniciativa alcançou mais de 400 estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II da Rede Sesi-DF de Educação, e contou com a participação do presidente da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Fernando Guedes Ferreira Filho, na escola de Taguatinga.

Realizado pelo Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Seconci-DF), com apoio do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) e do Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF), o evento reforçou a relevância do cuidado para não cair de alturas ou tomar choque.

“Foi muito interessante e importante, pois cumpre com o objetivo do nosso último dia da Semana CANPAT Construção 2021, que é justamente participar do Dia Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho nas Escolas e passar essa mensagem prevencionista para eles, que serão os futuros trabalhadores. Não só da construção civil, mas de todas as atividades que a gente tem nesse país”, frisou Fernando Guedes.

A ação contou com o apoio das diretoras das diretoras das três escolas do Sesi DF: Gilvanir Miranda (Gama), Elisângela Machado (Sobradinho) e Rose (Taguatinga) e teve uma hora de duração.

Foram realizadas seis palestras entre os dias 6 e 8/10, duas por unidade, sendo uma às 10h e a outra às 14h, sobre SST, oficinas de desenho, demonstração de EPIS, simulações de extintores e rapel.

A ação contou com a participação efetiva dos alunos que se mostraram muito interessados no assunto, bem como na interação com as oficinas e com o palestrante.

Estudantes e professores avaliam a iniciativa

“O evento foi muito interessante. Falar sobre segurança e saúde em um ambiente escolar reforça os cuidados que tanto a diretoria escolar quanto os próprios alunos devem tomar”, Samuel Botin de Morais, do 8º ano, da Escola Sesi Gama.

“Esta iniciativa da Semana CANPAT foi enriquecedora para nossa escola e alunos, como atuamos apenas com alunos do Ensino Médio no Sesi/Senai de Sobradinho, a ação aproximou nossos docentes da realidade da Indústria e a importância das vivências de prevenção e segurança em todos os ambientes em que eles convivem. Corroborando assim com o protagonismo do estudante, alinhando aprendizagem em sala de aula com a vivência prática no dia a dia. Parabéns pela iniciativa!”, Elisângela Machado, diretora Escolar – Sesi Sobradinho.

O Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas integra a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção (CANPAT Construção 2021) e foi realizado durante a Semana CANPAT da Construção.

De iniciativa da Comissão de Políticas de Relações Trabalhistas (CPRT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), a Semana CANPAT contou com a participação de vários estados da federação, por meio das entidades associadas a CBIC, Seconcis e Sesis locais. Todos os painéis realizados de 4 a 7/10 estão disponíveis no canal
oficial da CBIC no YouTube
. Assista!

A ação tem interface com o projeto “Realização/Participação de/em Eventos Temáticos de RT/SST” da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) com correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

COMPARTILHE!