Logo da CBIC
28/05/2020

Webinar explica como garantir segurança e saúde no trabalho após a pandemia

Após a pandemia da Covid-19 nada será como antes. E no caso da saúde e segurança no trabalho, houve mudanças significativas, nesse período, que podem ser consideradas o ‘novo normal’. É o que afirmou Gustavo Nicolai, um dos maiores especialistas em Segurança e Saúde do Trabalho (SST) do País, nesta quinta-feira (28), durante o webinar ‘Empresa saudável: um diferencial competitivo após a pandemia?’, promovido pelo Serviço Social da Indústria da Construção do Rio de Janeiro (Seconci-Rio).

Para Gustavo Nicolai, o debate é importante para entender como ficarão as regras de SST no cenário pós-pandemia. “Precisamos discutir até que ponto trabalhar por uma empresa saudável pode ser fator competitivo e determinante no futuro, e entender como as empresas podem se preparar para o chamado novo normal”, alertou.

O especialista explicou que tornar os ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis em tempos de pandemia do coronavírus é fundamental. “Além de uma questão social, moral e ética, o empresariado agora tem também uma razão de saúde pública para investir na segurança no trabalho”, ressaltou.

Nicolai afirmou que o grande desafio do momento é apertar o botão do recomeçar para retomar as atividades e a economia com segurança. “São três grandes pilares científicos que nos dão sustentação: distanciamento social, uso de máscaras e medidas de higiene adequadas. Essas medidas são fortes barreiras da transmissão, por isso é preciso levá-las a sério”.

O especialista destacou, ainda, que nesse novo cenário existe muita gente trabalhando bem de casa, porém tantos outros desconfortáveis com a situação. “Nossa ideia é que o recomeço seja seguro, fazendo essa retomada de forma confortável para o trabalhador. É importante olhar os recursos que já temos e adaptar ao novo momento”, frisou.

Já Gilda Maria, gerente de Saúde do Seconci-Rio, explicou quais as medidas adotadas pela entidade durante a pandemia. “Essa é uma doença nova, estamos aprendendo a lidar com ela. Por isso, o Seconci-Rio começou uma vistoria nos canteiros de obras levando orientações, medidas preventivas e de higiene para os trabalhadores. Além disso, estamos disponibilizando uma tele orientação, que visa esclarecer pontos importantes e dúvidas dos trabalhadores e empresas”.

Gilda destacou também que o Seconci-Rio disponibilizou a testagem para Covid-19, para que as empresas contribuintes possam adquirir os testes, a preço de custo, e encaminhar os trabalhadores com suspeita da doença para a testagem, sem nenhum custo adicional.

COMPARTILHE!