Logo da CBIC
03/12/2018

Setor da construção se une em campanha para prevenção de acidentes no Nordeste

A Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção (Canpat Construção) deu largada nos eventos regionais do ciclo 2018/2019 nessa quinta-feira (29), em São Luis do Maranhão. Cerca de 80 pessoas participaram do evento, que ocorreu na sede da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema).

A campanha é uma iniciativa é da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio da sua Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT), com o Ministério do Trabalho, por meio da sua Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Social da Indústria da Construção Civil (Seconci).

A ação visa combater a informalidade e fomentar a segurança, a saúde e o bem-estar do trabalhador da construção. Com o tema “Mais prevenção. Menos quedas” o evento motiva empresários e trabalhadores da construção a terem mais atenção com os trabalhos realizados em altura, a fim de diminuir acidentes por quedas.

Governo e representantes da construção participam de abertura
Durante a solenidade de abertura presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Maranhão (Sinduscon-MA), Fábio Nahuz – anfitrião do evento –, destacou a importância de eventos como esse para o estado, pois no Maranhão a economia é basicamente movida pela indústria da construção, reforçando que a informalidade é um problema que precisa ser fortemente combatido.

O secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Hernando Dias de Macedo, representando o governador do estado, parabenizou as entidades pela organização e ressaltou a importância desse esforço conjunto na prevenção de acidentes, propondo-se, a partir de agora, a estar mais próximo do setor para combater os problemas enfrentados pela construção.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Industria da Construção Civil do Maranhão, Humberto França, demonstrou satisfação com a iniciativa do Sinduscon-MA em realizar o evento, ressaltando que os trabalhadores são os que de fato constroem as mais belas obras, mas que todos devem combater os acidentes para que os operários retornem para as suas casas após o dia de trabalho.

O Diretor do Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho, da Secretaria de Inspeção do Trabalho, Kleber Pereira de Araújo e Silva, prestigiou o evento, enfatizando que todos devem estar comprometidos com a segurança e saúde no trabalho. Kleber destacou a necessidade de se incluir a disciplina de SST desde o início da vida escolar das crianças para que esses cidadãos cheguem à idade laboral com o alicerce que vai de fato mudar a cultura da prevenção em toda a sociedade.

O presidente da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Maranhão, Cláudio Calzavara de Araújo, manifestou o problema sério pelo qual o Estado passa relacionado ao elevado índice de informalidade, que é um problema sério que contribui para os altos índices de acidentes no setor.

Para o Presidente da Comissão de Política de Relações Trabalhistas-CPRT da CBIC, Fernando Guedes Ferreira Filho, sem a união de esforços de todos, governo, trabalhadores, empresários e fiscalização, não tem como disseminar a cultura da Prevenção. “Obra boa é obra segura, na certeza de que o trabalhador vai retornar bem para sua casa após o dia de trabalho. É urgente combater o mal empregador. A Canpat Construção, na condição da indústria organizada, vai buscar que o setor seja mais produtivo, trazendo ambientes mais saudáveis e seguros e reduzindo os índices de acidentes”, afirmou.

Empresas apresentam ações nos canteiros de obra
Durante o evento foram apresentados os resultados das Ações Prévias de Sensibilização realizados em São Luis, condicionantes para receber a campanha. As cinco empresas (Dimensão Engenharia e Construção; Canopus Construções; Engeplan Engenharia; Construtora Escudo Indústria e Comércio; e LN Incorporações Imobiliária) responsáveis foram agraciadas com o Certificado de Participação na Canpat Construção.

Também o presidente do Sinduscon-MA, Fábio Nahuz, recebeu das mãos do Presidente da CPRT/CBIC, Fernando Guedes, a estatueta símbolo da campanha em homenagem pelos esforços e comprometimentos empreendidos.

Painéis abordam saúde do trabalhador
O painel técnico sobre a prevenção de quedas por trabalhos em altura teve a participação do auditor fiscal do trabalho da Secretaria de Inspeção do Trabalho, Luis Carlos Lumbreras, que trouxe dados de acidentes no Estado do Maranhão comparados com os nacionais. O Maranhão tem uma taxa 27% acima do indicador nacional sobre os acidentes de quedas, apontou Lumbreras.

O painel também contou com a participação do Gilberto Batista Torres Privado, do Sesi/Departamento Regional do Maranhão, que apresentou dados e informações relevantes sobre a atuação do SESI para apoiar as empresas do setor na prevenção de acidentes.

O evento incluiu, ainda, um painel sobre Gestão de SST para os Terceirizados apresentado pelo Presidente da CPRT/CBIC, Fernando Guedes, que reforçou a necessidade de se realizar terceirização responsável, alertando sobre as obrigações e responsabilidades dos contratantes e contratados na aplicação da terceirização. Não se pode pensar na terceirização como instrumento de economia de verbas trabalhistas, o que seria fatal para as empresas, destacou Guedes.

Por fim, o representante do SESI Nacional, Dernival Barreto Medrado Neto, expôs ao público a plataforma SESI Viva+ como instrumento para apoiar as empresas na gestão dos trabalhadores, inclusive no e-social.

COMPARTILHE!