Logo da CBIC
29/09/2021

Semana CANPAT Construção leva cultura prevencionista a 2,4 milhões de trabalhadores

A indústria da construção gera, atualmente, 2,4 milhões de empregos formais no país, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregado (Caged), do Ministério da Economia. Contudo, mais do que abrir novos postos de trabalho, é fundamental garantir saúde e segurança a todos esses trabalhadores, destaca o presidente da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Fernando Guedes Ferreira Filho.

Para fomentar o tema, a entidade promove, desde 2017, a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção (CANPAT Construção). Este ano, entre os dias 4 e 8 de outubro, de forma online, a Semana CANPAT Construção 2021 abordará temas como as novas Normas técnicas que entrarão em vigor no início de 2022, especialmente a NR-18 (Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção) e o Programa de Gerenciamento de Risco (PGR), além de estimular o diálogo setorial levantando discussões sobre as principais causas de acidentes de trabalho e ações de combate à informalidade no setor. A abertura do evento terá a participação do ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, e do presidente da CBIC, José Carlos Martins.

Realizado em parceria com a Inspeção do Trabalho (SIT), do Ministério do Trabalho e Previdência, o Serviço Social da Indústria (SESI) e os Serviços Sociais da Indústria da Construção (Seconcis), o objetivo do evento, segundo Fernando Guedes, é abrir o diálogo para promover uma cultura efetiva de prevenção de acidentes, estreitar o relacionamento entre o setor produtivo e a fiscalização, além de gerar uma grande mobilização nacional com os representantes empresariais e de trabalhadores.

“O setor da construção e a inspeção do trabalho atuam em uma agenda comum, que busca melhorar as relações de trabalho, promover ações que visam garantir a saúde e a segurança do trabalhador, reduzir os índices de acidentes, impulsionar a produtividade e fortalecer o setor na economia nacional. Obra segura é obra produtiva. Obra produtiva é boa para o empresário, para o trabalhador e para o país”, enfatizou.

Para o presidente da CPRT, a ação conjunta com as principais entidades que atuam pela Segurança e Saúde no Trabalho é referência na prevenção ao acidente de trabalho no país, garantindo a redução de casos de acidentes na construção e tornando o ambiente de trabalho mais produtivo, saudável e seguro. “Hoje, nossa campanha está consolidada como símbolo da segurança e saúde no trabalho na indústria da construção e já alcançou mais de 30 mil trabalhadores, empresários e líderes do setor”, destacou Fernando Guedes.

Ações nas escolas

A Semana CANPAT Construção 2021 ainda vai promover o Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas DNSSE-Indústria da Construção, no dia 8 de outubro. Segundo Fernando Guedes, a iniciativa visa levar uma mensagem de prevenção alunos e futuros trabalhadores do setor. “Ir às escolas e realizar uma palestra ou exposição aos estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental demonstra a necessidade da preocupação e cuidados com a segurança, não só em relação às atividades escolares, mas no dia a dia. Obviamente, quando se tornarem trabalhadores, esses jovens já terão a cultura prevencionista enraizada”, salientou.

A ideia é multiplicar a experiência promovida pelo Sinduscon Chapecó (SC), que criou o programa “Sinduscon na Escola”. Iniciado em 2018, a entidade realizou uma série de encontros com estudantes do 8º ano da rede municipal de ensino e alcançou mais de 3 mil jovens da cidade, com palestras e ações sobre prevenção de acidentes.

“Temos muito orgulho de integrar iniciativas como essa, que demonstram a confiança que o setor vem conquistando com a sociedade. E isso, graças a tantos atores envolvidos, como Sinduscons e associações Brasil a fora, que desde o princípio apoiaram, disseminaram e incentivaram em suas localidades as boas práticas de prevenção de acidentes. Agora queremos plantar essa semente da cidadania que vai acompanhar estes alunos por toda a vida e que certamente dará frutos, seja nas escolas, em casa, nas ruas e, futuramente, no trabalho, como empreendedores ou trabalhadores”, concluiu.

Correalizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional) e com o apoio do Seconci-Brasil, o evento online está com as inscrições abertas pelo link https://bit.ly/SemanaCANPAT2021

Semana CANPAT Construção leva cultura prevencionista a trabalhadores do setor

 

COMPARTILHE!
Comissão de Política de Relações Trabalhistas
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.