Logo da CBIC
19/05/2020

Radar Trabalhista: BEm supera 7,2 milhões de empregos preservados

Radar Trabalhista da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) do dia 19 de maio destaca balanço recente da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que mostra que o Benefício Emergencial para Preservação da Renda e do Emprego (BEm) já superou a marca de 7,2 milhões de empregos preservados. Previsto na Medida Provisória 936/2020, o benefício ajuda empregados e empregadores a enfrentar os efeitos econômicos da pandemia da Covid-19.

A MP 936/2020 traz novas regras sobre redução de jornadas e salários e suspensão do contrato de trabalho específicas para o período de calamidade pública.

Além desse destaque da semana, o Radar Trabalhista CBIC nº 0146 traz uma seleção de decisões publicadas de 11 a 15 de maio de 2020, por Tribunais Superiores, Executivo, Ministério Público do Trabalho, Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho e e-Social, como a do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, que acolheu pedido da Prefeitura de Aracaju (SE) para afastar decisão do Tribunal de Justiça estadual (TJ-SE) que deferiu o pleito do Núcleo de Oncologia de Sergipe (NOS) para obter a prorrogação, por três meses, do prazo para pagamento do Imposto Sobre Circulação de Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN). A empresa havia justificado o adiamento em razão da situ­ação de calamidade pública decorrente da pandemia da Covid-19.

O informativo integra o projeto ‘Monitoramento de Normativos e Dados de SST/RT – Radar Trabalhista’, realizado pela CBIC, por meio da sua Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT), com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

Confira a galeria com todas as edições do Radar Trabalhista.

 

COMPARTILHE!