Logo da CBIC
16/02/2022

eSocial integra pauta de prioridades da Área Trabalhista da CBIC em 2022

A Comissão de Política de Relações Trabalhistas da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CPRT/CBIC) deu início, nesta quarta-feira (16/02), às ações de 2022 da entidade, relacionadas às questões Trabalhistas e de Segurança e Saúde no Trabalho (SST). Realizada em formato virtual, durante a primeira reunião do ano ficou definido que o eSocial será uma das ações primeiras da Comissão para este ano.

Presidida por Fernando Guedes Ferreira Filho, a reunião contou com a participação do líder de SST da CPRT, Haruo Ishikawa, além do médico do Trabalho e consultor da CBIC, Gustavo Nicolai, que apresentou a “Análise de dados históricos de acidentes de trabalho na indústria da construção”, assim como de representantes da Área de Responsabilidade Social da CBIC e do Grupo CBIC Jovem sobre o Chatbot.

Dentre as novidades, Haruo Ishikawa informou que o setor da construção nacional, representado por Gianfranco Papalo, consultor do Seconci-SP, participará das discussões sobre a revisão do Repertório de Recomendações de SST nas reuniões da Organização Internacional do Trabalho (OIT), de 21 a 25/02, em Genebra, na Suíça.

Sobre as ações da CPRT na área de Segurança e Saúde no Trabalho em 2021 e os resultados dos projetos correalizados com o Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional), Fernando Guedes destacou:

  •  Monitoramento de Normativos e Dados de SST/RT, via Radar Trabalhista e o Radar Convenções
  • Artigos de SST
  • Elaboração e Atualização de Materiais Orientativos para a Indústria da Construção, com a participação do Seconci Brasil
  • Elaboração e Atualização de Materiais Orientativos para a Indústria da Construção, como a Cartilha Orientativa sobre Áreas de Vivência, com base na nova NR-18, lançada nesta quarta-feira (16/02)
  • Realização/Participação de/em Eventos Temáticos de RT/SST, como o VI Encontro Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção e a Semana CANPAT Construção 2021
  • Dados de Acidentes na Indústria da Construção.

Confira detalhe de cada um desses projetos.

Já a “Análise de dados históricos de acidentes de trabalho na indústria da construção” da CBIC, de 2010 a 2019, foi apresentada pelo consultor Gustavo Nicolai e será detalhada nos próximos dias na Agência CBIC e no CBIC Hoje.

A ideia, segundo o presidente da CPRT, é usar os dados de acidentes mais efetivos no setor para tornar mais eficaz a atuação da indústria da construção na redução de acidentes.

Como ação concreta para reduzir o número de acidentes no trabalho, o Grupo CBIC Jovem apresentou uma espécie de “Assistente Virtual” para os operários do setor da construção encontrarem conteúdos técnicos confiáveis sobre os assuntos que dizem respeito às suas ocupações.

A ideia é ter uma ferramenta para ajudar/ensinar o trabalhador do setor de forma que ele encare a tecnologia como aliada e não como ameaça. O próximo passo é utilizar Inteligência Artificial para transformar o Assistente Virtual em um chatbot, aumentando a interação, dinamismo e melhorando usabilidade do usuário.

Ações da CPRT em 2022

Ao dar suas impressões sobre SST, a consultora em Segurança e Saúde no Trabalho e supervisora do Departamento de Segurança do Trabalho do Seconci-MG, Andreia Kaucher Darmstadter, alertou sobre a entrada em vigor da quarta fase de implantação do eSocial, que passou a exigir o envio dos eventos de SST ao governo.

Dada a importância do tema para as empresas e a atuação prévia da fiscalização em algumas localidades, ficou decidido que a Comissão se reunirá brevemente para definir uma posição do setor a ser defendida junto ao Ministério do Trabalho e/ou Receita Federal.

Além disso, Guedes informou que, além da subcomissão de SST, liderada por Haruo Ishikawa, a CPRT criará outras três, que já estão abertas para quem quiser participar:

  • Negociações Coletivas
  • Acompanhamento e Legislação
  • Gestão de Pessoa

Os temas tratados na reunião têm interface com o projeto “Realização/Participação de/em Eventos Temáticos de RT/SST” da Comissão de Políticas e Relações Trabalhistas (CPRT), com correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

COMPARTILHE!