Logo da CBIC
24/09/2021

“Direito Imobiliário” mobiliza autoridades e dirigentes da construção no DF  

Autoridades do Governo do Distrito Federal (GDF) e dirigentes de entidades do setor da construção civil participaram da cerimônia de abertura do III Seminário de Direito Imobiliário Ademi-DF na tarde da quinta-feira (23/09) e reforçaram a importância do debate de temas ligados à segurança jurídica e à inovação para fortalecer o mercado imobiliário no DF.

Promovido em correalização com a seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), o evento teve formato misto – presencial e online – e recebeu 300 participantes. Atendendo a todos os protocolos de prevenção à Covid-19, a breve cerimônia de abertura aconteceu no auditório da OAB/DF, em Brasília.

Representando o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, o diretor de Regularização Social e Desenvolvimento Econômico na Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), Leonardo Mundim destacou a importância de estimular a segurança jurídica e inovação, temas centrais do evento.

“Temos de buscar previsibilidade sem acomodação, o desafio com ousadia”, afirmou. “Nesse difícil momento que atravessamos é exemplar ver iniciativas como esta, enfatizando o empenho e a luta no rumo da superação e construção coletiva de novas soluções pelo bem da sociedade”.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH) e o Banco de Brasília (BRB) também enviaram representantes. Participaram da abertura os presidentes de entidades apoiadoras do evento:

  • José Carlos Martins, Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC)
  • Dionyzio Klavdianos, do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF),
  • Afonso Assad, Associação Brasiliense de Construtores (Asbraco)
  • Leonardo Ávila, Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese-DF)

Também estiveram presentes o gerente de negócios em rede do Sebrae-DF, Carlos Cardoso de Souza; Rodrigo Fernandes de Moraes Ferreira, do Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário do Distrito Federal (Ibradim), e Carlos Gurgulino, diretor jurídico da Ademi-DF.

Defesa da legalidade

“A luta da Ademi-DF pela segurança jurídica e pela inovação é a base da nossa gestão. Nossos associados atuam dentro da legalidade e com respeito aos clientes. Eventos como esse estimulam essa atuação, que é benéfica para toda a população”, afirmou Eduardo Aroeira Almeida, presidente da entidade. “Nosso objetivo é engajar a sociedade na necessidade de que nosso país seja mais legal e formal. Esse é o motivo de fazermos esse seminário anual”, acrescentou.

Agradecendo as presenças dos presidentes da “trinca de parceiros” do setor da construção, o executivo também destacou a parceria com o Banco de Brasília (BRB) e apoio do Sebrae-DF para receber corretores de imóveis no evento.

“Graças a essa parceria, micro e pequenas empresas participam do seminário, dando acesso a conhecimento muitas vezes restrito as grandes empresas”, disse o presidente da Ademi-DF. “O BRB tem sido um grande parceiro na pandemia e também dos nossos eventos”.

Presidente da OAB/DF, o advogado Délio Lins e Silva Junior deu boas-vindas às autoridades e aos participantes inscritos, destacando a importância de discutir temas de interesse da sociedade.

“Nós retomamos as atividades com todos os cuidados, por isso, podemos estar aqui hoje, em um evento tão relevante e que trata de temas tão importantes”, afirmou o dirigente. “Sintam-se bem acolhidos na nossa casa. Que possamos realizar a cada ano e discutir esses temas que são relevantes para a sociedade. O mundo mudou, que possamos evoluir e trabalhar de forma mais efetiva”.

Debate qualificado

Com o tema “Mercado Imobiliário: segurança jurídica e inovação para crescer no Distrito Federal”, o III Seminário de Direito Imobiliário Ademi-DF contou com patrocínio do Banco de Brasília (BRB) e apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal (Sebrae-DF).

Cumprindo uma programação robusta, o evento recebeu como palestrantes:

  • Guilherme Caputo Bastos, ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST)
  • Advogada Nairane Leitão, diretora conselheira da Autoridade Nacional de Proteção de dados (ANPD)
  • Advogado Fabrício da Mota Alves, representante do Senado e conselheiro da ANPD
  • Robson de Freitas, desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT)
  • Sérgio Cavallieri Filho, desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ)

Também participaram os advogados Fernando Guedes Ferreira Filho, vice-presidente da Área de Política de Relações Trabalhistas; José Carlos Braide Nogueira da Gama, presidente do Conselho Jurídico; a economista Ieda Vasconcelos, representantes da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC); e a economista Ana Maria Castelo, da Fundação Getúlio Vargas (FGV/IBRE). Os painéis foram mediados pelos advogados Almiro Junior e Rodrigo Badaró, conselheiros da OAB/DF; e Andréia Mourão, assessora jurídica da ADEMI DF.

(Com informações da Ademi-DF. Foto: Edgar Marra)

 

 

COMPARTILHE!
Comissão de Política de Relações Trabalhistas
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.