Logo da CBIC
24/04/2020

‘Diálogos CBIC’ debate Covid-19 e o papel do RH nas empresas do setor

Esclarecer dúvidas das empresas do setor da construção sobre questões práticas e operacionais que envolvem a aplicação das Medidas Provisórias 927/2020 e 936/2020 foi o principal objetivo da edição desta sexta-feira (24) do ‘Diálogos CBIC sobre Covid-19 e o papel do RH nas empresas’, transmitido pelo canal da CBIC no YouTube, com a mediação do vice-presidente da área de Política de Relações Trabalhistas da CBIC, Fernando Guedes Ferreira Filho, e presença do advogado e especialista em Direito Trabalhista, Previdenciário e de Segurança e Saúde no Trabalho, professor Rodrigo Dolabela.

As MPs 927/2020 e 936/2020 tratam de medidas trabalhistas para o enfrentamento do estado de calamidade pública para manutenção do emprego, editadas em função da pandemia do coronavirus (Covid-19), “Essas Medidas Provisórias são emergenciais, aplicadas a casos específicos no período da pandemia”, destaca Fernando Guedes.

 

 

Com foco na operacionalização da área de Recursos Humanos (RH) das empresas, o especialista Rodrigo Dalabela apontou as medidas previstas nas duas MPs:

  • Home Office
  • Antecipação das férias
  • Concessão de férias coletivas
  • Antecipação de feriados para compensação de horas
  • Banco de Horas individual.

Dolabela também expôs questões práticas para se operacionalizar a Redução de Salário/Jornada e a Suspensão do Contrato de Trabalho, que não pode ser inferior a 15 dias.

Além de demonstrar como o empregador deve realizar o pedido de suspensão do contrato de trabalho ou a redução de salário/jornada no site ‘Empregador Web’, detalhando os campos de preenchimento. Ressaltou que o preenchimento do campo CPF tem sido um grande entrave, pois muitos empregados não estão com o seu CPF regularizado.

Segundo o especialista, tanto a redução de salário/jornada quanto a suspensão devem ser informadas no e-Social, no campo S-2206, código 37 e tabela 18.

Durante a live realizada pela Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, foram avaliadas e respondidas, entre outras, diversas questões sobre:

  • Concessão de férias antecipadas e as possíveis consequências;
  • Questões práticas de home office e a responsabilidade do empregador em oferecer a infraestrutura e os meios para o empregado trabalhar nessa modalidade;
  • Suspensão do Vale-Transporte para quem está em home office, Vale Refeição e Alimentação;
  • Planos de Saúde e Recolhimento da Previdência, em caso de suspensão de contrato de trabalho.

“O período de suspensão do contrato de trabalho não conta para aposentadoria do empregado, mas a ele é dada a possibilidade de recolher à previdência como segurado facultativo nesse período”, esclareceu Dolabela.

Ainda sobre a suspensão do contrato de trabalho, o especialista destacou que ele pode ser interrompido a qualquer momento e que é importante ter a forma de suspensão e comunicação previstas expressamente no acordo individual. “O empregado deve estar ciente de que a interrupção da suspensão do contrato  pode se dar a qualquer momento”, reforçou.

Veja a íntegra do Diálogos CBIC sobre Covid-19 e o papel do RH nas empresas’, disponível no canal da CBIC no YouTube.

 

 

COMPARTILHE!
Comissão de Política de Relações Trabalhistas
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.