Logo da CBIC
31/03/2022

CPRT/CBIC discutirá negociações coletivas em reunião no dia 04/04

A Comissão de Política de Relações Trabalhistas da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CPRT/CBIC) realizará, na próxima segunda-feira (04/04), reunião virtual restrita aos dirigentes e profissionais ligados às empresas e entidades associadas à CBIC, que participam diretamente das negociações coletivas em suas localidades. O objetivo é discutir importantes pautas de interesse de negociadores e profissionais do setor.

Na avaliação do presidente da CPRT/CBIC, Fernando Guedes, será um momento importante para compartilhar experiências que, certamente, “ajudarão a enriquecer as discussões Brasil à fora para a celebração dos inúmeros instrumentos coletivos que são firmados pelas entidades e empresas do setor da construção”.

“A reunião ganha importância, considerando que 75% das negociações coletivas são realizadas no primeiro semestre do ano”, frisou Guedes.

Na ocasião, a CBIC apresentará a “Cartilha Orientativa para Negociações Coletivas na Indústria da Construção”, elaborada para apoiar empresas e entidades em seus processos de negociação.

A reunião, segundo o presidente da CPRT, visa auxiliar os negociadores a conhecer:

  • as informações atualizadas sobre os índices de reajustes que vêm sendo aplicados em outras negociações;
  • os benefícios mais demandados;
  • os dispositivos que poderiam ser objeto de acordo;
  • a sanar dúvidas jurídicas; e
  • demais questões pontuais que porventura queiram trazer para discussão.

Como complemento, a economista da CBIC, Ieda Vasconcelos, apresentará os conceitos que envolvem os índices de reajustes, comumente usados como referência para as negociações, especialmente o INPC/IBGE.

Já o especialista em Relações Trabalhistas e Benefícios da RHI Magnesita, Jurandez Reis Junior, compartilhará experiências em negociação coletivas de outros setores.

As entidades associadas podem indicar, impreterivelmente até amanhã 01/04, para o e-mail [email protected], até dois representantes para participarem da reunião, com as seguintes informações:

Nome da entidade associada à CBIC ou empresa que está promovendo a indicação;

Nome/cargo/e-mail e telefone celular dos membros indicados;

A participação é restrita a profissionais ligados a entidades associadas à CBIC ou empresas que tenham vínculo com essas entidades.

O link de acesso à reunião será oportunamente encaminhado aos participantes.

COMPARTILHE!