Logo da CBIC
28/04/2021

Construção civil lidera ações na prevenção de acidentes de trabalho no País

O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, celebrado nesta quarta-feira (28), coroa o ‘Abril Verde’, mês da Segurança no Trabalho. O setor organizado da construção, reconhecido pela academia, entidades e governo como o setor econômico do Brasil que mais faz ações pela segurança e saúde dos seus trabalhadores, aproveita a data para homenagear a todas as vítimas de acidente de trabalho no País.

“Ninguém faz pela segurança o que fazemos. O resultado está aí em relação à Covid-19, à queda dos acidentes de trabalho e à organização nos canteiros de obras”, frisa o presidente da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Fernando Guedes Ferreira Filho.

O executivo reforça que, além do reconhecimento institucional, tem também o reconhecimento técnico dos profissionais que atuam nos comitês sobre Segurança e Saúde no Trabalho (SST), como os da Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP), e em discussões como a da elaboração da nova NR-18 – Condições de Segurança e Saúde no Trabalho na indústria da Construção, bem como em ações para manter a posição de vanguarda da construção civil em SST, que mostra a força do setor para o Brasil.

Normalmente, segundo o executivo, o setor, por meio dos Sinduscons e Seconcis, intensifica ainda mais suas ações no ‘Abril Verde’, mas, em razão da Covid-19, neste ano as iniciativas das entidades estão mais focadas em atos relacionados à pandemia, que tem afligido o País nos últimos meses, com reforço à importância da saúde e segurança no trabalho nos canteiros de obra.

Instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionados ao trabalho, o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho reforça a importância do cuidado com o trabalhador.

A data de hoje encerra as iniciativas da CBIC no ‘Abril Verde’, mas não as reflexões sobre a importância do investimento em SST.

Lembrando que, desde 2017, a CBIC realiza a sua Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção (CANPAT Construção), primeira campanha setorial do Brasil.

A CANPAT Construção combina esforços com os principais atores da Segurança e Saúde do Trabalho – Sesi, Serviços Sociais da Indústria da Construção (Seconcis) e Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT).

Anualmente, a ação busca induzir ainda maior redução na incidência de acidentes na indústria da construção e tornar o ambiente de trabalho cada vez mais produtivo e seguro.

SST gera valor para o País

A entidade também acompanha a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CANPAT 2021) que, neste ano, tem como tema central a ‘Segurança e Saúde no Trabalho: um valor para o Brasil’.

Além de abordar aspectos gerais de prevenção de acidentes e doenças do trabalho, a CANPAT 2021 ressalta as vantagens da redução de acidentes para toda a sociedade, com materiais gráficos e eventos enfocando que SST gera “valor para o Brasil”, “Mais competitividade para as empresas” e “Mais qualidade de vida para os trabalhadores”.

Setor não mede esforços para orientar

“A CBIC não mede esforços para orientar e promover ações e informações pelo bem-estar e pela saúde e segurança do trabalhador e de toda a sociedade”, frisa Guedes.

Neste sentido, a nova NR-18, com vigência a partir do dia 2 de agosto, é um marco na segurança nos canteiros de obras e fundamental para estimular melhorias efetivas nos canteiros de obras. Para auxiliar profissionais e técnicos sobre essa e as demais normas do setor, a entidade disponibiliza dois importantes e-books, ‘Nova NR-18 – Informativo sobre a Norma Regulamentadora da Indústria da Construção’ e ‘As Novas NRs e a Indústria da Construção’, elaborados pela CPRT/CBIC, em correalização com o Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

Ambos integram o ‘Programa CBIC Obra Certa’, constituído por projetos, programas, ações e materiais sobre as normas de segurança e saúde no trabalho aplicáveis para o setor da construção.

SAIBA MAIS
Artigo – Abril Verde: Uma reflexão sobre conquistas e desafios da Segurança
Artigo – Abril Verde: o desafio de implementar sistemas resilientes de SST
Abril Verde: segurança no trabalho é direito de todos e dever de cada um
Abril Verde: construção civil se une pela segurança e saúde no trabalho
Entrevista – José Almeida destaca vantagens e benefícios da prevenção de acidentes e doenças do trabalho

COMPARTILHE!
Comissão de Política de Relações Trabalhistas
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.