Logo da CBIC
17/05/2021

Construção civil conclui 14 novas negociações entre janeiro e abril

O Radar Convenções Coletivas da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) de maio, com informações das negociações referentes às datas bases de janeiro a abril de 2021, indica que foram assinadas 14 novas convenções até o dia 30 de abril.

Das negociações concluídas, sete trazem reajustes iguais à inflação medida pela variação do INPC/IBGE (50% do total de negociações), seis foram abaixo da inflação (43%) e uma verificou-se aumento real acima da inflação (7%).

Dessas 14 negociações, 11 dos instrumentos assinados abrangem a categoria da construção civil, dois às categorias de construção/infraestrutura/montagem no mesmo instrumento e um à categoria de obras de infraestrutura.

Quando se analisa por região, verifica-se que sete são de entidades sediadas na região Sul, cinco na região Nordeste, uma na região Norte e uma na região Centro-Oeste.

Dos novos instrumentos coletivos firmados, todos são Convenções Coletivas, sendo 12 com vigência de 1º/02 a 31/12/2021 e duas com vigência de dois anos, de 1º/01/2021 a 31/12/2022.

De acordo com o documento, a média entre a data base e a assinatura dos instrumentos normativos foi de dois meses e nenhuma das negociações concluídas teve como data-base fevereiro ou abril.

O radar também traz informações sobre:

  • Reajustes salariais
  • Pisos salariais
  • Principais Benefícios
  • Segurança e Saúde no Trabalho
  • Relações Sindicais

Convenções Coletivas

O Radar Convenções Coletivas utiliza como critério de análise as convenções coletivas firmadas pelo sindicato associado à CBIC, cuja categoria seja a indústria da construção, que estejam disponibilizadas no Sistema Mediador da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho ou no sítio eletrônico da entidade empresarial e, ainda, que tenham como abrangência territorial a cidade sede da entidade.

Radar Convenções Coletivas, de periodicidade mensal, tem por objetivo dar um panorama geral dos principais dados extraídos das convenções coletivas firmadas pelos sindicatos associados à CBIC e está disponível no site da entidade.

O informativo integra o projeto ‘Monitoramento de Normativos e Dados de SST/RT – Radar Trabalhista’, realizado pela CBIC, por meio da sua Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT), com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

COMPARTILHE!