Logo da CBIC
11/06/2021

Construção civil assinou 34 convenções coletivas até maio deste ano

Radar Convenções Coletivas da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) de junho, com informações das negociações referentes às datas bases de janeiro a maio de 2021, indica que foram assinadas 24 novas convenções até o dia 31 de maio, totalizando 34 no ano.

Dessas 24 negociações, 19 dos instrumentos assinados abrangem a categoria da construção civil, dois às categorias de construção/infraestrutura/montagem no mesmo instrumento e um à categoria de obras de infraestrutura.

Dos novos instrumentos coletivos firmados, 19 são Convenções Coletivas e um é aditivo a Convenção Coletiva com vigência entre 2020 a 2022. Dezessete têm vigência de 1 ano e três, de 2 anos.

Das 34 negociações concluídas no ano, 12 foram de entidades sediadas na região Sul, cinco na região Nordeste, uma na região Norte, duas na região Centro Oeste e 14 na região Sudeste.

Desse total, 20 (59% do total de negociações) trazem reajustes iguais à inflação medida pela variação do INPC/IBGE. Nove (26%) foram abaixo da inflação. Em cinco (15%) verificou-se aumento real (acima da inflação).

O Radar também traz informações sobre:

  • Reajustes salariais
  • Pisos salariais
  • Principais Benefícios
  • Segurança e Saúde no Trabalho
  • Relações Sindicais

Convenções Coletivas

O Radar Convenções Coletivas utiliza como critério de análise as convenções coletivas firmadas pelo sindicato associado à CBIC, cuja categoria seja a indústria da construção, que estejam disponibilizadas no Sistema Mediador da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho ou no sítio eletrônico da entidade empresarial e, ainda, que tenham como abrangência territorial a cidade sede da entidade.

Radar Convenções Coletivas, de periodicidade mensal, tem por objetivo dar um panorama geral dos principais dados extraídos das convenções coletivas firmadas pelos sindicatos associados à CBIC e está disponível no site da entidade.

O informativo integra o projeto ‘Monitoramento de Normativos e Dados de SST/RT – Radar Trabalhista’, realizado pela CBIC, por meio da sua Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT), com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

COMPARTILHE!