Logo da CBIC
18/08/2022

CBIC realiza audiência com o ministro do Trabalho e Previdência e seus secretários

Nesta quinta-feira (18/08), a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), representada pelo seu vice-presidente Elson Ribeiro e Póvoa, pelo presidente da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da entidade, Fernando Guedes, e pela gestora de Projetos da CPRT, Gilmara Dezan, esteve em audiência com o ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, e sua equipe.

Na ocasião, Fernando Guedes agradeceu a parceria consolidada com o Ministério do Trabalho e Previdência, em especial junto à Secretaria de Trabalho e a Secretaria de Inspeção do Trabalho, que evoluiu no relacionamento com diálogos permanentes e obtiveram resultados efetivos, a exemplo do processo de modernização das Normas Regulamentadoras e as ações conjuntas de disseminação de boas práticas de prevenção de acidentes no trabalho, que acontecem desde 2017 no âmbito da CANPAT Construção.

Guedes propôs avançar no diálogo para se estabelecer propostas de políticas de reabilitação de empregados para sua reintegração e cumprimento de cotas. “O setor tem muito interesse em contribuir com essa pauta, em função das dificuldades no cumprimento de cotas”, mencionou.

O vice-presidente da CBIC, Elson Póvoa, ressaltou que é necessário buscar meios para que o setor tenha condições de cumprir as cotas e não seja fortemente penalizado pela ausência de cotistas interessados no preenchimento das vagas.

Além disso, Guedes destacou que o setor da construção não se exime do cumprimento da obrigação legal, mas quer discutir as dificuldades das regras que não consideram as especificidades de uma obra de construção e as dificuldades para inserção dos trabalhadores.

O objetivo foi buscar soluções alternativas, junto com o governo, para que a lei cumpra com seu objetivo, inclusive social dando oportunidade para os profissionais com deficiência. “Foi um encontro muito produtivo e importante, pois mostramos assuntos de grande relevância para o setor”, concluiu Fernando Guedes.

A equipe do ministro, presente no encontro, era composta por: secretário-executivo, Lucio Rodrigues Capelletto; secretário do Trabalho, Mauro Rodrigues; subsecretário da Secretaria de Inspeção do Trabalho, Romulo Silva; chefe de Gabinete, Omar Mohamed Fares; e assessora Especial do ministro, Luciana Marchi.

COMPARTILHE!