Logo da CBIC
03/02/2021

CBIC lança manual orientativo de SST para canteiros de obras

Para auxiliar os gestores de obras na implantação dos requisitos da nova Norma Regulamentadora NR-18, que trata das Condições de Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) lançou nesta quarta-feira (02) o ‘Manual Orientativo de Segurança e Saúde no Trabalho para os Canteiros de Obras de Edificações’.

A publicação contempla um conjunto de checklists com requisitos a serem atendidos no âmbito de Saúde e Segurança no Trabalho (SST) extraídos da nova NR-18 para canteiros de obras de edificações.

“Esses recursos estão sendo colocados à disposição de todas as empresas e profissionais do setor da construção que queiram uma ferramenta para auxiliá-los no processo de implantação das novas diretrizes da norma ou na realização de verificações das condições de segurança e saúde no trabalho em suas obras, com base nesses requisitos”, frisa o vice-presidente da Área de Política de Relações Trabalhistas da CBIC, Fernando Guedes Ferreira Filho.

“A CBIC se orgulha de disponibilizar o Manual com diretrizes para apoiar as empresas quanto às disposições da NR-18, que passou por um amplo processo de revisão e entrará em vigor em 2021”, reforça o presidente da CBIC, José Carlos Martins.

Com abordagem simples e didática, a publicação também apresenta boas práticas que ajudam no cumprimento dos requisitos normativos e legais, bem como oferece orientações que auxiliam no cotidiano de SST dos canteiros de obras de edificações”.

O ‘Manual Orientativo de Segurança e Saúde no Trabalho para os Canteiros de Obras de Edificações’ integra o ‘Programa CBIC Obra Certa’, constituído por projetos, programas, ações e materiais sobre as normas de segurança e saúde no trabalho aplicáveis para o setor da construção.

Instituído pela CBIC, por meio da sua Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT), o ‘Programa CBIC Obra Certa’ tem o propósito de disponibilizar o ferramental técnico instrutivo necessário para apoiar a sociedade da construção, profissionais da área e empresários no cumprimento e aplicação adequada das regras de segurança e saúde no trabalho, reforçando a cultura da prevenção e estimulando a adoção de ações concretas que fazem dos canteiros de obras ambientes de trabalho saudáveis, seguros e atrativos para a atividade laboral.

O Manual resulta do projeto ‘Elaboração e atualização de materiais orientativos para a indústria da construção’ da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, em correalização com o Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional). Acesse a sua íntegra.

COMPARTILHE!