Logo da CBIC
14/04/2022

Artigo – Abril Verde e a Segurança e Saúde no Ambiente de Trabalho

Na construção civil, as empresas contam com o apoio do Seconci na promoção da Segurança e da Saúde nas obras

 

Juliana Moreira de Oliveira é gerente de Segurança do Trabalho do Seconci-DF

Estamos no mês de abril, época do ano que se destaca pelas campanhas de promoção à saúde e de segurança nos ambientes de trabalho. O tema é importante porque ressalta a preocupação com a temática e também com as políticas prevencionistas. Nesse ponto, é preciso destacar a atuação Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Seconci-DF) no suporte às empresas da construção civil na busca incessante de um ambiente laboral saudável e seguro aos trabalhadores do setor.

No Distrito Federal, a data foi estabelecida pela Lei Distrital nº 6.326, de 10 de julho de 2019, onde o Governo do DF estabeleceu o Abril Verde como política de prevenção aos acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, incluindo a data no calendário oficial de eventos do GDF. Essa campanha tem como objetivo conscientizar a população quanto à importância da prevenção de acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais.

A escolha do mês de abril não aconteceu por acaso. É neste mês que se comemora o Dia Mundial de Saúde, 7 de abril, e o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, 28 de abril. A importância dessas datas remete a acontecimentos que mudaram a forma como a cultura de SST é vista pelas empresas e à necessidade de buscar melhorias dentro dos ambientes laborais.

Ressalta-se aqui a intensa atuação do Seconci-DF na discussão e atualização das Normas Regulamentadoras, como foi o caso da Norma Regulamentadora 18, que teve participação efetiva e representação do DF compondo a equipe técnica de SST da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), além da participação em grupos de debate e discussões que buscam aprimorar e melhorar as políticas de SST nas empresas em conjunto com o governo e com trabalhadores, como, por exemplo, o Comitê Permanente Regional (CPR) e o Grupo de Trabalho Interinstitucional de Trabalho 10 (Getrin10).

O Seconci-DF trabalha, há 34 anos, sendo parceiro das empresas na promoção da saúde e da segurança dentro dos canteiros de obras do DF e na valorização dos profissionais que atuam no setor.  O reconhecimento deste trabalho pode ser visto nos números de atendimentos que já somam mais de 3 milhões de atendimentos, quando se soma as áreas de Saúde e Segurança do Trabalho.

Se você ainda não conhece os serviços realizados pelo Seconci-DF, acesse www.seconci-df.org.br e saiba mais.

*Artigos divulgados neste espaço são de responsabilidade do autor e não necessariamente correspondem à opinião da entidade.

COMPARTILHE!