Logo da CBIC
05/04/2022

Área trabalhista da CBIC inaugura novo formato de atuação com grupos temáticos  

Com a intenção de profissionalizar, organizar e prestar cada vez mais serviços e informações para pautar a atuação da área de Relações Trabalhistas da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e das suas associadas, a Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) inovou e, a partir deste ano, contará com quatro grupos temáticos que vão somar esforços às ações do setor.

São eles:

  • Grupo de Intercâmbio de Negociações Coletivas, coordenado pelo presidente da CPRT/CBIC, Fernando Guedes;
  • Grupo de Intercâmbio de SST, coordenado por Haruo Ishikawa (SindusCon-SP);
  • Grupo de Intercâmbio de Legislação Trabalhista, coordenado por Flávia Mendes (Sinduscon-PR), e
  • Grupo de Intercâmbio de Gestão de Pessoas, coordenado por Carla Passos, gerente de Sistema de Gestão Integrada (SGI), RH e ADM da Gráfico Empreendimentos, da Bahia.

“São grupos de intercâmbio de informações que visam agregar entidades e empresas da construção, de todo o país, interessadas na troca de conhecimento sobre assuntos definidos para cada grupo. A ideia é focar nos assuntos: SST, pessoas, convenções e legislação”, esclareceu o presidente da Comissão, Fernando Guedes Ferreira Filho, reforçando que a iniciativa é complementar às ações da CPRT e visa desenvolver e melhorar a atuação da Comissão.Coordenado por Guedes, o Grupo de Intercâmbio de Negociações Coletivas, pretende promover eventos sobre Convenção Coletiva e trazer temáticas ligadas à negociação coletiva para discussão dentro da CPRT.

Já o Grupo de Intercâmbio de SST tratará, entre outros, de questões relacionadas ao e-Social, Normas Regulamentadoras de impacto no setor, em especial a NR-18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção. Na avaliação do coordenador Haruo Ishikawa, que há 24 atua na área de SST, a expectativa do grupo é boa, porque a CBIC é referência para a indústria da construção no Brasil.

O grupo realizará lives sobre Segurança e Saúde no Trabalho, com enfoque na NR 18, que entrou em vigor no dia 03/01. As reuniões serão acompanhadas pelas especialistas: engenheira Andreia Kaucher Darmstadter, gerente de Segurança do Seconci-MG, e engenheira Juliana Oliveira, gerente de Segurança do Trabalho do Seconci-DF.

Lembrando que a nova NR 18 diz o que fazer e não como fazer, Ishikawa mencionou, também, que foi criada uma Comissão de Estudo de SST, instalada no dia 07/03 no âmbito da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), onde estão sendo tratadas questões relacionadas à andaimes, proteção de periferia e redes de proteção.

 

Com um espaço voltado e focado na análise e discussão de temas da legislação trabalhista que impactam no dia a dia das empresas da construção civil, a expectativa do Grupo de Intercâmbio de Legislação Trabalhista é contribuir para a melhoria da atuação da CPRT no que se refere às orientações para o setor e elaboração de propostas de adequações e aperfeiçoamento da própria legislação, quando cabível e necessário.

“As primeiras ações previstas envolvem reuniões do grupo de forma periódica para a análise de temas de maior relevância no momento, bem como a realização de eventos voltados para discussão da legislação atual no que mais atinge a construção civil”, menciona Flávia Mendes.

No que se refere ao Grupo de Intercâmbio de Gestão de Pessoas, coordenado por Carla Passos, a ideia é promover discussões sobre tendências atuais e práticas que estão sendo adotadas pelas construtoras e incorporadoras relacionadas à gestão de pessoas – desempenho, produtividade e liderança –, que podem ser discutidas e multiplicadas. “O grupo vai discutir tendências e temas relevantes sobre como incentivar a produtividade dentro do canteiro e como desenvolver novas lideranças dentro das empresas”, destacou Carla Passos.

A participação nos Grupos de Intercâmbio da CPRT é aberta a todas as empresas do setor da construção ligadas às entidades associadas à CBIC.

Ficou interessado? Entre em contato com a CPRT pelo e-mail cprt@ cbic.org.br e participe!

COMPARTILHE!