Logo da CBIC
08/03/2021

Radar Trabalhista: eSocial Simplificado já está disponível para as empresas

O Radar Trabalhista da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) de 1º a 5 de março destaca que o leiaute do eSocial Simplificado v.S-1.0 já está disponível para testes desde o dia 3 de março. O ambiente de produção restrita é aberto a qualquer empresa – não só as desenvolvedoras de software – e não exige qualquer cadastro prévio.

As empresas podem livremente enviar seus eventos, bastando para isso utilizar as ferramentas dos próprios sistemas de gestão de folha compatíveis com o eSocial. É importante ressaltar que não existe um ambiente de testes na web.

Além desse destaque semanal, o Radar Trabalhista CBIC nº 0188 traz uma seleção de decisões publicadas por Tribunais Superiores, Executivo, Ministério Público do Trabalho e Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho, como a do pedido de vistas do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, que suspendeu no dia 5 de março o julgamento do Recurso Extraordinário (RE) 1101937, que discute a constitucionalidade do artigo 16 da Lei da Ação Civil Pública (Lei 7.347/1985), que limita a eficácia dessas sentenças à competência territorial do órgão que a proferir.

Até o dia 5, votaram seis ministros, todos pela inconstitucionalidade da norma. O recurso, com repercussão geral (Tema 1075), servirá de parâmetro para a solução de 2669 processos com a mesma controvérsia que tramitam em outras instâncias.

O informativo integra o projeto ‘Monitoramento de Normativos e Dados de SST/RT – Radar Trabalhista’, realizado pela CBIC, por meio da sua Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT), com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

COMPARTILHE!