Logo da CBIC
19/10/2020

31 instrumentos sobre reajustes salariais foram firmados até setembro

O levantamento mensal divulgado nesta segunda-feira (19) no Radar Convenções Coletivas da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) indica que, dos 31 reajustes salariais verificados nas convenções coletivas firmadas pelos sindicatos associados à CBIC entre janeiro e setembro deste ano, 13 foram iguais à inflação, cinco acima, oito abaixo da variação do INPC e em cinco convenções assinadas não foi concedido reajuste para salários acima do piso. A edição de outubro contempla informações sobre as negociações referentes às datas-bases de janeiro a setembro de 2020, cujas convenções coletivas ou aditivos tenham sido celebrados até setembro deste ano.

Da última edição, em setembro/2020, até o momento foram firmados sete instrumentos normativos, sendo um relativo à data-base março, três relativos à maio, um à junho, um à julho e um à data-base setembro.

Assim, do total de 51 negociações com data-base entre janeiro e setembro, 31 foram concluídas, o que significa 61% do total. Das novas convenções coletivas firmadas desde o último informativo até o momento todas possuem prazo de vigência de um ano (2020- 2021).

Das sete negociações concluídas em setembro, somente uma refere-se à data-base no próprio mês. As demais são relativas às negociações de datas-bases março, maio, junho e julho.

Pelo levantamento, foi identificado um tempo médio de três meses de negociações para a celebração dos instrumentos normativos e a grande maioria das negociações concluídas foram na região Sul.

O radar também indica aumento no número de negociações coletivas concluídas e traz informações sobre:

  • Tempo médio de negociações para a celebração dos instrumentos normativos.
  • Negociações por regiões
  • Ganho real
  • Reajustes diferenciados por faixa de salário
  • Pisos salariais
  • Principais Benefícios

Convenções Coletivas

De periodicidade mensal, o Radar Convenções Coletivas tem por objetivo dar um panorama geral dos principais dados extraídos das convenções coletivas firmadas pelos sindicatos associados à CBIC e está disponível no site da entidade.

Utiliza como critério de análise as convenções coletivas firmadas pelo sindicato associado à CBIC, cuja categoria seja a indústria da construção, que estejam disponibilizadas no Sistema Mediador da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho ou no sítio eletrônico da entidade empresarial e, ainda, que tenham como abrangência territorial a cidade sede da entidade.

O informativo integra o projeto ‘Monitoramento de Normativos e Dados de SST/RT – Radar Trabalhista’, realizado pela CBIC, por meio da sua Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT), com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

COMPARTILHE!