Logo da CBIC
07/05/2025

CPRT/CBIC realiza 1ª reunião de 2025 com foco em mão de obra, segurança e temas jurídicos

A Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) realizou nesta terça-feira (6/5) sua primeira reunião de 2025, no formato online. O encontro reuniu representantes do setor da construção para discutir temas prioritários como escassez de mão de obra, capacitação, prevenção de acidentes e desafios jurídicos.

Na abertura, o presidente da CPRT, Ricardo Michelon, deu as boas-vindas aos participantes e destacou o papel estratégico da comissão neste momento de retomada do setor. “Estamos firmando parcerias importantes, como com o Ministério do Desenvolvimento Social, para conectar as empresas de construção ao cadastro único e ampliar o alcance das vagas disponíveis. Já tivemos retorno de interessados, e isso mostra o potencial da iniciativa”, afirmou.

A parceria com o Ministério é uma resposta ao tema da escassez de mão de obra que, segundo Michelon, “é essencial debatermos essa dificuldade, porque ela impacta diretamente a produtividade e os prazos das obras”. 

Katyana Aragão Menescal, Gerente de Soluções Integradas em Saúde e Segurança, apresentou uma visão abrangente da NR1, enfatizando a importância de ouvir os trabalhadores e a necessidade de um plano de saúde mental nas empresas. As iniciativas do SESI foram destacadas como suporte para a indústria, com um manual gratuito disponível para as empresas.

Na área da saúde e segurança, Michelon destacou o lançamento da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho na Indústria da Construção 2025 (CANPAT Construção), que foi apresentada durante o 100º Encontro Internacional da Indústria da Construção (ENIC) com foco na prevenção de acidentes em altura. “A evolução do setor passa, necessariamente, por ambientes de trabalho mais seguros e produtivos”, afirmou.

A parte técnica da reunião incluiu apresentações da assessora jurídica do SICEPOT-MG, Luciana Guedes Ferreira Pinto, que abordou temas como terceirização, pejotização e os impactos jurídicos do Tema 1090 do Superior Tribunal de Justiça (STJ), sobre a eficácia dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). “Assumimos o compromisso de aprofundar o debate jurídico dentro da CPRT, para apoiar os empresários nas tomadas de decisão”, ressaltou Luciana. 

Entre os encaminhamentos, destacou-se também a necessidade de orientação sobre o ruído nas obras. O membro da CPRT e conselheiro do Sinduscon-BA, Rogelio Peleteiro, apontou que o tema está na mira do Ministério Público e defendeu a produção de uma cartilha informativa para orientar o setor. Durante o encontro também foram debatidas as ofertas de prestadores de serviço com soluções rápidas para o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), e reforçou a importância de buscar orientações técnicas seguras.

O advogado e consultor da CBIC, Clóvis Queiroz, adiantou que está em planejamento uma reunião específica sobre negociações coletivas, com o objetivo de compartilhar informações e estratégias sobre os atuais movimentos sindicais. Já Haruo Ishikawa levantou preocupações sobre a atuação dos auditores fiscais e elogiou a abordagem prática do Plano Nacional de Capacitação para a Construção Civil. 

A reunião foi encerrada com a confirmação de um próximo encontro voltado exclusivamente às negociações coletivas. “Temos muitos desafios pela frente, mas também oportunidades concretas de transformar o setor com qualificação, segurança e inteligência jurídica”, concluiu Michelon.

O tema tem interface com o projeto “Conhecimento, Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção”, da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi).



COMPARTILHE!
Comissão de Política de Relações Trabalhistas
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.