Logo da CBIC
17/12/2020

CBIC lança campanha para reforçar a luta contra a Covid-19

No início da pandemia da Covid-19, a construção civil adotou protocolos que levaram maior segurança aos canteiros de obras de todo o país. Destaque do 92º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), o ministro da Economia, Paulo Guedes, corroborou a importância da iniciativa, ao reconhecer o papel decisivo da construção no combate à Covid-19 e no bom desempenho do setor. Como continuidade da ação, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) dá início nesta quinta-feira (17) a uma campanha para reforçar a luta contra o novo coronavírus e convoca empresários e trabalhadores da indústria da construção e a sociedade a não baixarem a guarda.

“Vocês têm sido realmente parceiros em toda essa guerra da pandemia, com um papel decisivo. A indústria da construção atravessou toda a crise criando empregos e preservando vidas, devido às boas práticas e aos bons protocolos que utilizou, enquanto todos os outros setores caíram”, afirmou Guedes, ao destacar a iniciativa, durante o painel online ‘Cenário Econômico Pós-pandemia’ do 92º ENIC, no dia 3 de dezembro, que ainda pode ser assistido na plataforma do evento.

Não vamos baixar a guarda!

A campanha visa incentivar toda a comunidade da construção civil, empresários e trabalhadores a manterem os protocolos e cuidados que se mostraram exitosos e que levaram à inexistência de casos de Covid relacionados ao setor.

Desde março, a CBIC tem estimulado ações para manter o setor ativo e oferecido o ferramental necessário para que as empresas possam proteger o trabalhador e sua família para o enfrentamento do cenário imposto pela pandemia. “A manutenção das atividades foi discutida com os sindicatos dos trabalhadores da construção civil, atendendo ao objetivo de proteger a saúde dos funcionários e manter emprego e renda”, relembra o presidente da CBIC, José Carlos Martins.

Como resultado da acertada iniciativa, o setor se destacou como o maior gerador de empregos no Brasil. Foram mais de 138 mil novas vagas no período de janeiro a outubro de 2020. Além disso, a redução dos juros e as medidas adotadas pelo governo para o enfrentamento da crise contribuíram para um crescimento considerável do mercado imobiliário com o aumento de 8,4% nas vendas de imóveis novos no País nos primeiros nove meses do ano, em comparação ao mesmo período do ano passado.

Importante destacar que o setor já obedece a um protocolo rigoroso de segurança e saúde do trabalhador – com o uso de EPIs, luvas, máscaras, capacete, óculos, entre outros –, e que a adoção de todas as medidas de segurança no setor, em nível nacional, contribuiu até o momento para um baixíssimo nível de infecção em obras, o que permitiu a manutenção das atividades de construção, e não apenas a preservação, mas a geração de novos empregos.

“Evitar a contaminação dentro do ambiente de trabalho tem dado certo e, por isso, não podemos esmorecer, não podemos baixar a guarda, não podemos deixar de ter cuidado”, defende o presidente da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, Fernando Guedes Ferreira Filho, responsável pela campanha.

Liderada pela CPRT/CBIC, a iniciativa pretende reforçar às empresas e aos trabalhadores do setor da construção a consciência do seus papéis e a importância de manterem a adoção dos protocolos de segurança para continuar evitando a disseminação do vírus, protegendo pessoas, famílias e bens.

“A proteção e a cautela devem ocorrer não somente nos canteiros de obra, que são ambientes controlados e que as empresas já têm adotado todos os protocolos de segurança, mas também nas ruas, no transporte coletivo e em casa. Todos, empresários e trabalhadores, têm que fazer as suas partes, têm que continuar se protegendo e protegendo seus familiares e amigos”, alerta Guedes.

Mas não é só isso. É fundamental entender a importância da prática de ações simples de prevenção, como o uso constante de máscaras, o hábito de lavar as mãos com sabonete ou higienizar com álcool em gel e a importância do cuidado com o distanciamento social. “Isso, além de salvar vidas, permite que as atividades continuem com segurança, o que é bom para o País”, reforça o presidente da CPRT/CBIC.

Para manter o sucesso da iniciativa, mais uma vez a Câmara Brasileira da Indústria da Construção convida empresários, trabalhadores e sociedade a se unirem contra o coronavírus. Acompanhe todo o desdobramento da campanha nas redes sociais da CBIC e participe!

A iniciativa integra o projeto ‘Elaboração e atualização de materiais orientativos para a indústria da construção’, da Comissão de Política de Relações Trabalhistas da CBIC, em correalização com o Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

COMPARTILHE!
Comissão de Política de Relações Trabalhistas
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.