Logo da CBIC
27/09/2021

Apesar da relativa estabilidade, empresários da construção seguem otimistas

A Indústria da Construção registrou, em agosto, uma redução do nível de atividade do setor. O nível de atividade ficou estável (49,7 pontos) e o emprego recuou na comparação com o mês anterior, ficando em 49,1 pontos, segundo dados da Sondagem Indústria da Construção de agosto, divulgada nesta segunda-feira (27) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com apoio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

A intenção de investimento recuou, alinhada com a queda da intensidade do otimismo, verificada no Índice de Confiança do Empresário Industrial da Construção que recuou 5 pontos, o que é considerado uma queda forte. Apesar disso, ele manteve-se acima da linha de 50 pontos.

Apesar dos resultados arrefecerem a tendência de avanço que vinha sendo apresentada nos últimos meses, as expectativas permanecem positivas e a confiança se sustenta acima de sua média histórica, refletindo a manutenção do otimismo no setor.

O recuo simultâneo das expectativas, da intenção de investir e da confiança em setembro refletem o contexto de maior incerteza, inflação elevada, aumento da taxa de juros e a instabilidade do cenário político. Mesmo com a piora do cenário, as expectativas do empresário para o setor se mantêm otimistas e disseminadas.

Acesse a Sondagem Indústria da Construção de agosto.

COMPARTILHE!
Comissão de Política de Relações Trabalhistas
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.